Central TILS

A Central de Tradução e Interpretação de Língua Brasileira de Sinais (TILS), criada em 24 de fevereiro de 2015, é um projeto da Pró-Reitoria de Graduação com o objetivo principal de atender estudantes surdos matriculados nos cursos de pré-graduação, graduação e pós-graduação da Universidade. A partir de junho de 2024 a Central passou a ser lotada na DEAPE: Diretoria Executiva de Apoio e Permanência Estudantil.
A criação da Central TILS está em consonância com a política de inclusão, Lei nº 13.146 de 06 de julho de 2015, estabelecida pelos documentos oficiais, e têm como proposta reconhecer a diferença linguística das pessoas surdas e a necessidade da mediação do tradutor e intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras), de modo a propiciar ambientes linguísticos favoráveis para que os estudantes surdos possam se apropriar dos conhecimentos científicos por meio da língua de sinais, que constitui sua língua natural.
Neste propósito, nosso objetivo é assegurar que a universidade seja um lugar de educação para todos, permitindo não somente o ingresso de pessoas surdas, mas, principalmente, oferecendo plenas condições para sua permanência.
Equipe
Josie de Oliveira Ananias
josiean@unicamp.br
Juliana Fernandes de Moraes
jutils@unicamp.br
Lucas de Almeida Castelhano
almcaste@unicamp.br
Roberta Cristina Corrêa
rocorrea@unicamp.br
Contato
Email: tils@unicamp.br ou tils@basico.unicamp.br
Telefone/Whatsapp: (19) 3521-1442
Horário de funcionamento da Central TILS: de segunda a sexta, das 8h30 às 17h30.
Solicitação
Para solicitar o serviço da Central de Tradução e Interpretação de Língua Brasileira de Sinais (TILS), acesse e preencha o formulário abaixo:
Solicitação de Atendimento – Central TILS
O atendimento das solicitações seguirá as normas gerais de utilização.
Normas Gerais de Utilização
1- As atividades da CeTILS na Universidade têm como prioridade o atendimento aos discentes surdos ou com deficiência auditiva matriculados em cursos regulares. Dessa forma, as atividades serão avaliadas conforme a prioridade de atendimento.
2- Em caso de conflito de solicitações com o mesmo nível de prioridade, a CeTILS realizará a análise das demandas considerando critérios como o potencial de impacto de cada atendimento, priorizando aquele que beneficiar o maior número de pessoas e/ou que tiver sido solicitado primeiro.
3- Somente haverá realização do serviço de interpretação quando houver público surdo presente, em situações de transmissão ao vivo ou gravação.
4- Em atendimentos remotos, a CeTILS não se responsabiliza por problemas técnicos, como quedas de internet, oscilações de conexão, travamentos de câmeras, falhas de áudio, quedas de energia, dentre outros imprevistos.
5- Caso haja o envolvimento de línguas estrangeiras, a prestação do serviço pela CeTILS será realizada apenas se houver garantia de tradução simultânea para o Português.
6- A quantidade de profissionais TILS para a prestação do serviço será determinada de acordo com as especificidades de cada tipo de atividade, com o objetivo de preservar a qualidade do serviço prestado e a saúde dos profissionais envolvidos.
7- As solicitações de serviços da CeTILS DEVERÃO ser realizadas via formulário eletrônico disponibilizado na página da DEAPE (https://deape.unicamp.br/vida-estudantil/acessibilidade-pedagogica/tils/) contendo todas as informações pertinentes.
8- A CeTILS não se responsabiliza pelas falhas de recebimento das solicitações por eventuais problemas de conexão, erros de digitação ou instabilidade na transmissão dos dados pela internet.
9- O Formulário de Solicitação de Serviços deverá ser preenchido por docentes ou servidores da carreira PAEPE ativos na instituição e lotados em unidade/órgão que necessitem dos serviços.
10- O formulário deve ser preenchido e enviado com antecedência de acordo com a natureza de cada atividade.
11- As solicitações não previstas ou de caráter excepcional poderão ser atendidas conforme a disponibilidade da CeTILS e a viabilidade de execução do serviço solicitado.
12- O solicitante deverá, após o envio do formulário de solicitação, aguardar o retorno sobre o deferimento ou indeferimento da solicitação, o qual será fornecido no prazo máximo de 5 (cinco) dias úteis pelo e-mail registrado no formulário.
13- Em caso de desistência ou cancelamento da atividade, a unidade/órgão deverá informar a CeTILS imediatamente, via contatos institucionais (e-mail ou whatsapp institucional).
14- Em caso de deferimento, o solicitante deverá encaminhar os materiais necessários para que os profissionais da CeTILS realizem o estudo prévio do conteúdo da atividade.
15- As solicitações poderão ser indeferidas ou canceladas nos casos de indisponibilidade de agenda no horário solicitado, realização de atividades fora dos dias ou horários de funcionamento da CeTILS, enquadramento em serviços não oferecidos, envolvimento de línguas diferentes do par Libras/Língua Portuguesa, ou inviabilidade de atendimento devido ao envio tardio do formulário de solicitação e/ou materiais necessários.