Acessibilidade Pedagógica

SOBRE

A Área de Acessibilidade Pedagógica, vinculada ao setor de Apoio à Permanência Pedagógica da DEAPE (Diretoria Executiva de Apoio e Permanência Estudantil), tem como objetivo principal promover a inclusão e a acessibilidade no ambiente acadêmico, assegurando que estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação tenham condições equitativas de acesso, permanência e sucesso em sua trajetória educacional.

Para alcançar esses objetivos, a área coordena ações e serviços específicos, como a Central de Tradução Interpretação de Libras (CeTILS) e o Programa de Atendimento Educacional Especializado (PAEE).

A Central de Tradução Interpretação de Libras (CeTILS) é responsável por oferecer suporte linguístico a estudantes surdos ou com deficiência auditiva que utilizam a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como meio de comunicação. Seus principais serviços incluem: tradução e interpretação em Libras para aulas, atividades acadêmicas e demais demandas relacionadas ao contexto educacional do estudante. A atuação da Central de TILS visa garantir a participação plena dos estudantes surdos na vida acadêmica, eliminando barreiras comunicacionais e promovendo a igualdade de oportunidades.

Programa de Atendimento Educacional Especializado (PAEE) é voltado ao atendimento de estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. Suas ações são fundamentadas no princípio da educação inclusiva e personalização do aprendizado. Entre os serviços oferecidos pelo programa estão:

  • elaboração e acompanhamento de planos educacionais individualizados que atendam às necessidades específicas de cada estudante;
  • mediação pedagógica para a adaptação de materiais didáticos, recursos e estratégias de ensino;
  • articulação com docentes, coordenadores de curso e demais setores para promover a acessibilidade curricular.

A Área de Acessibilidade Pedagógica reafirma o compromisso institucional com a diversidade e a inclusão, trabalhando para criar um ambiente educacional que valorize as singularidades de cada estudante e contribua para sua formação integral.