Tertúlia
Modalidade de Expressão Artística: Audiovisual/Cinema
Proponente: Helio Antonio Fernandes Junior (RA: 198710) Curso: 64
Co-autor: Julia Nogueira Hamermesz (RA: 200288) Curso: 64
Assistente: Não há
Equipe Participante: Direção: Hélio Fernandes, Julia Hamermesz Direção de Fotografia: Gabriel Paparotti Direção de Arte: Bárbara Daniel Direção de Áudio: Guilherme Zanchetta Direção de Produção: Hélio Fernandes, Julia Hamermesz Produção Executiva: Letícia Soares
Sinopse:
O isolamento social ocasionado pelo alastramento da pandemia de Covid-19 modificou a maneira com a qual as relações se formam e se sustentam. O calor do toque e do momento foram substituídos, e ainda apenas quando se é possível, por uma expressão advinda de uma tela. Ana e mais quatro de seus amigos tentam driblar isso e continuar a cultivar esses laços mesmo que em um momento tão adverso.
Introdução:
Propõe-se criar um curta explorando as sensações do distanciamento social através de técnicas que enfatizam o momento e facilitam a produção audiovisual. Seguimos cinco curtas histórias interligadas (roteiro em anexo), de personagens que interagem e criam artisticamente em situação de quarentena.
O enredo se revela aos poucos, de uma cena de café da manhã, aparentemente normal (salvo por sua estética, descrita a seguir), se revela novas situações em lugares separados que são interligados pelas relações entre as pessoas.
Considerando que passamos por um momento sensível para o uso de grandes equipamentos, sendo impossível a reunião de equipes em set de filmagem, o trabalho foi pensado para que possa ser coordenado a distância (através de videochamadas) e filmado efetivamente por uma pessoa só, que trabalha em cima da própria imagem. Cada personagem será gravado em sua própria casa, com uma montagem de câmera e iluminação passível de ser realizada individualmente.
Escolhe-se então a técnica do stop-motion com dois objetivos: o estético, e o prático para atender aos requisitos acima. No estético, busca-se ressaltar a fragmentação da noção de tempo e contato durante o distanciamento social. Baseia-se na diferença da reprodução de imagem de um stop motion, onde cada quadro do filme é capturado individualmente, e deixa pequenos buracos na continuidade do movimento. Juntaremos a isso outras técnicas de animação para ressaltarmos as mensagens do filme.