12ª Edição

Proponente: Ivan Lucca Rodrigues Pinto (RA: 245896) Curso: 26
Co-autor: Érica Policastro Natalense (RA: 167383) Curso: 26
Assistente: Yasmin Matias Silva (RA: 256936) Curso: 22

Equipe Participante: Victor Timotio de Lima, 245144, Artes Cênicas, diretor. Fernanda Lima Maciel da Silva, 234406, Artes Cênicas, atriz. Ivan Lucca Rodrigues Pinto, 245896, Artes Cênicas, ator. Marco Antonio Pedra da Silva, 240798, Artes Cênicas, dramaturgo. Érica Policastro Natalense, 167383, Artes Cênicas, produtora. Yasmin Matias Silva, 256936, Música Popular, musicista.

Sinopse:

“Memórias de bolso” é um projeto artístico que visa a elaboração e apresentação de um material cênico a partir da temática da alucinação. Através da encruzilhada entre o conceito bachelardiano de Devaneio e estudos sobre distúrbios mentais, serão levantados workshops (cenas-respostas baseadas em questões emergidas do estudo bibliográfico) a fim de servirem enquanto material para a construção de um espetáculo inédito. O Grupo Pendurados, formado inicialmente por estudantes de Artes Cênicas, possui como pesquisa a procura por possibilidades de fazeres artísticos que não se delimitam em um só conceito mas, ao contrário, expandem suas fronteiras e sensibilidades em contato com os materiais apreendidos. Dessa forma, a criação se dará por meio de um processo colaborativo, desde a construção dramatúrgica até a pesquisa musical, para integrar, de maneira horizontal, todos os elementos cênicos. Ao encontro disto, as ações propostas buscarão friccionar a relação entre a obra e o espectador, através de aberturas de processo por meio de programas performáticos e a organização de debates sobre a temática investigada no projeto.

Introdução:

O Grupo Pendurados, formado por estudantes de Artes Cênicas, iniciou-se durante o distanciamento social em 2021 com o objetivo de pesquisar a criação teatral de forma expandida, a partir da dramaturgia original “Aflições”, escrita pelos artistas Danilo Guimarães e Fernanda Lima, cuja linha de ação era a interação entre duas figuras que passavam por seus respectivos ataques de ansiedade. Após um mês e meio de ensaio, ela foi aceita para ser apresentada na segunda edição do ETO – Encontro de Teatro Online. Hoje, movidos pela pesquisa da construção de um processo criativo pautado na temática da alucinação, encruzilhando o conceito de “Devaneio”, de Gaston Bachelard, e estudos da área da saúde mental acerca de distúrbios mentais, o Grupo Pendurados, reformulado com a adição de novos membros, decidiu elaborar um espetáculo de teatro que retrate a história de uma pessoa com doença mental e seu cuidador. A escrita da obra dramatúrgica, iniciada em abril, será finalizada durante o início do projeto por Marco Pedra juntamente com os encontros de pesquisa e experimentação dos atores e encenador em torno do tema escolhido: Ivan Lucca, Fernanda Lima e Victor Lima. Ademais, a percussionista Yasmin Matias, do departamento de Música, criará a trilha sonora do espetáculo a partir do segundo mês de projeto. Tal ação contribuirá com a formação da artista e fortalecerá a criação da atmosfera e qualidade da apresentação do material cênico final.