Conteúdo principal Menu principal Rodapé
In.cômodos
In.cômodos

Modalidade de Expressão Artística: Artes Cênicas
Proponente: Chiara Sparvieri Lazzaratto (RA: 233061) Curso: 26
Co-autor: Laura Fasanello Gomes (RA: 238974) Curso: 26
Assistente: Giovana Hack Mendes (RA: 245882) Curso: 26

Equipe Participante: Bárbara Consales Grivol, 245855, Artes Cênicas, Atriz-Pesquisadora. João Vitor Portela Santos, 218964, Artes Cênicas, Assistente de Direção e Diretor de Produção. Leonardo Lisboa Cordebello, 239204, Artes Cênicas, Diretor e Realizador Cênico. Mariana Pereira Procopio, 241320, Artes Cênicas, Atriz-Pesquisadora.

Sinopse:

O “In.cômodos”, é um projeto dialógico de pesquisa artística, que traz a metodologia “Site-Specific”, vinculada às artes visuais, utilizada nas artes da cena, tendo como produto final dessa experimentação a encenação da peça “Os Adultos Estão na Sala”, texto de Michelle Ferreira. Tal obra traz debates pertinentes para a atualidade, propondo, entre outros temas, questionamentos sobre limites e intersecções entre espaço público e privado através da vivência das 3 protagonistas: Dulce Vicente, Ivone Din e Clara Day. Para além de seu produto final, o “In.cômodos” busca pesquisar as potencialidades dos métodos do “Site-Specific” em quesitos prático-reflexivos, questionando as relações políticas, sociais e culturais entre a arte e o espaço concreto da cidade. Através da organização de mesas-debate, ensaios abertos e oficinas, visa-se abrir um espaço poroso de pesquisa para re-experienciar a linguagem teatral, lançando um olhar crítico sobre formas com que ele pode se inserir na sociedade para além de suas execuções em edifícios teatrais convencionais e organizações espaciais de frontalidade.

Introdução:

Motivados pela insistência das artes da cena realizarem expressões artísticas majoritariamente em edifícios teatrais, e, assim, fortalecerem uma reprodutibilidade da frontalidade cênica, os integrantes do projeto “In.cômodos” se viram na urgência de pesquisar e realizar artisticamente um projeto atravessado pelo “Site-Specific”, metodologia na qual os trabalhos são construídos em localidade específica na qual seus elementos dialogam com o meio selecionado – visando romper, assim, com o predomínio cênico presente até então.
Este estudo objetiva, como produto final, a montagem da peça brasileira contemporânea “Os Adultos Estão na Sala”, da dramaturga Michelle Ferreira, em um apartamento na cidade de Campinas – SP. Este espaço singular será crucial para potencializar a criação cênica, considerando que a metodologia utilizada para este projeto se propõe em articular o meio geográfico real com a ficção ali proporcionada, o que promove acesso à camadas político-sociais que atravessam este determinado lugar como potência artística.
O projeto “In.cômodos” é elaborado em uma criação interdisciplinar, contando com atravessamentos de características da cena (técnica de interpretação, improvisação cênica e construção de personagens) e das visualidades (a metodologia “Site-Specific”, cenografia e instalação). É formulada, assim, uma criação de Artes Integradas entre Artes Cênicas e Artes Visuais.
Dessa forma, as ações e pesquisas elaboradas pelo projeto articulam estudos estéticos dessa quebra de padrão de uso de edifícios teatrais e apresentações permeadas por uma frontalidade, assim como se interessam em aprofundar os impactos político-sociais que permeiam a ocupação de expressões artísticas em espaços e regiões das cidades.

Instagram:  https://www.instagram.com/in.comodos_/

Ir para o topo