Forrobodó: o baile também é lugar de fala
Modalidade de Expressão Artística: Música
Proponente: Vitória de Faria Bazanelli (RA: 178571) Curso: 22
Co-autor: Não há
Assistente: Não há
Equipe Participante: Vitoria de Faria Bazanelli, 178571, Voz Popular, voz e acordeon
Sinopse:
A proponente desta proposta é estudante do curso de Música Popular da Unicamp, na modalidade voz. Seu primeiro instrumento foi o acordeão. Como esse instrumento tem papel fundamental nos grupos de forró, sua atuação como musicista tem se desenvolvido muito nesse campo. Assim, destacamos tanto a Prática Instrumental como disciplina em que ela tem aprimorado seus conhecimentos no gênero forró, quanto a formação de grupos como o trio Domingas (juntamente com Luciana Viana e Marina Tenório) e participações em apresentações de outros grupos que surgiram no contexto da Unicamp.
O projeto Forrobodó: o baile também é lugar de fala prevê a realização de apresentações, podcasts, oficinas e vídeos os quais servirão de alavanca para as mulheres forrozeiras fortalecerem a rede de trabalho e discussão entorno desse gênero musical tão importante.
O repertório desta proposta abarca o surgimento/desenvolvimento do forró com nomes fundamentais como Luiz Gonzaga e Dominguinhos. Por outro lado, entende-se a importância de dar visibilidade às mulheres criadoras e pertencente ao universo musical do forró, por isso destacamos Marinês e Anastácia que, com suas músicas se farão ouvir a partir do Forrobodó: o baile também é lugar de fala.
Introdução:
Duas (2) apresentações musicais por meio de live, respeitadas as normas de distanciamento social. Tais apresentações serão transmitidas por plataformas virtuais (como Youtube, Facebook e/ou Instagram). Essas apresentações ocorrerão com formação instrumental clássica de forró, o trio Pé de Serra (sanfona, triângulo e zabumba). Sendo assim, a proponente do projeto assume papel central como sanfoneira que contará, em cada show, com uma vocalista e percussionista (responsável pelo triângulo) e uma zabumbeira, ambas atuarão como convidadas desta ação. A escolha dessas convidadas terá como critério fato de elas fazerem parte de uma rede de mulheres que se dedicam ao forró.
Dois (2) podcasts discutindo a relação música e gênero com participação de musicistas convidadas. Os podcasts são materiais gravados em formato de áudio. Ele assemelha-se a um programa de rádio. Esses encontros serão mediados pela proponente e contarão com a participação da musicista Luciana Viana outras pesquisadoras da temática música e gênero.
Duas (2) oficinas abertas ao público em geral sobre o gênero forró, ministradas pela plataforma Zoom, abordando: 1 – cada instrumento que forma o trio pé-de-serra; 2 – repertório consagrado e repertório de compositoras.
Dois (2) vídeoclipes de músicas gravadas em modo remoto e editadas pela vídeo-maker do projeto e compartilhadas por meios digitais. Repertório: uma (1) canções de Marinês e uma (1) canção de Anastácia. Nesses vídeos Vitória Faria contará com a participação das seguintes musicistas: Luciana Viana (voz e triângulo) e outra percussionista convidada (convidada a ser definida).