Os alunos bolsistas SAE do Projeto Espaço Lúdico (Hospital das Clínicas) comemoraram a semana da criança nos dias 13 e 14 de outubro no ambulatório de psiquiatria infantil do HC da UNICAMP. Projeto “Espaço Lúdico” é dedicado a atividades de brinquedo para crianças, adolescentes e familiares acompanhantes que aguardam atendimento no ambulatório.
(texto Mirian Franzoloso Santos Martins)

Este ambulatório oferece suporte multiprofissional à criança e adolescente com transtornos mentais tais como transtorno do déficit de atenção e hiperatividade, autismo, depressão, ansiedade, fobias, transtornos de conduta e de adaptação, sendo referência regional no atendimento de alta complexidade na saúde mental da população infanto-juvenil.

O projeto tem por objetivo acolher a criança e o adolescente de forma mais adequada para amenizar o tempo de espera para a consulta médica e desenvolver com a criança atividades educativas e lúdicas. Observa-se que a crianças e adolescentes ficam mais descontraídos com a atividade do brinquedo e desenvolvem habilidades de convívio e socialização. Representa uma oportunidade de aprendizado para o aluno bolsista que implica em entrar no “mundo lúdico da criança e do adolescente” para poder brincar, ficar junto, conversar e espairecer.

A festa foi organizada pelos alunos do projeto e contou com a participação dos cães terapeutas da ONG ATEAC. Foi servido cachorro quente com guaraná, doação do Núcleo de Voluntárias do HC, e elaborados pela nutrição do hospital com a ajuda dos bolsistas. Também foram distribuídas doces e lembrancinhas feitas em conjunto com os pacientes e os alunos.

Participaram, estudantes bolsistas:

• Natália Carneiro