[Portal UNICAMP]
Em sessão realizada nesta terça-feira (26), o Conselho Universitário (Consu) da Unicamp aprovou a criação de duas diretorias executivas, a Diretoria Executiva de Apoio e Permanência Estudantil (Deape) e a Diretoria Executiva de Tecnologia de Informação e Comunicação (Detic). O Consu aprovou também a criação do Conselho de Governança de Tecnologia de Informação e Comunicação (GovTIC), órgão deliberativo que deverá conduzir as ações relativas à tecnologia de informação e comunicação da Universidade. Foi aprovada, ainda, a criação do Prêmio PIBIC de Mérito Científico, destinado a estudantes de iniciação científica.

Deape

A nova Diretoria Executiva de Apoio e Permanência Estudantil (Deape) tem o objetivo de ampliar o escopo de ações desempenhadas pelo Serviço de Apoio ao Estudante (SAE), criado em 1976, que, hoje, compõe a estrutura da Pró-Reitoria de Graduação (PRG). Assim, a criação da Deape implica em uma reestruturação da PRG, com a transferência das competências do SAE para a nova estrutura.

“A Unicamp tem demonstrado um compromisso muito sólido com o processo de inclusão”, destacou Mariana Nery, coordenadora do SAE. Ela lembra a criação de programas como o Programa de Ação Afirmativa para Inclusão Social (PAAIS), em 2005; o Programa de Formação Interdisciplinar Superior (ProFIS), em 2010; e a adoção das cotas étnico-raciais, a seleção via Enem e o vestibular indígena, em 2019. Isso mudou de forma expressiva o perfil dos estudantes na universidade: em 2019, 60% dos ingressantes eram provenientes de políticas de acesso.

O resultado dessa mudança foi o aumento no número de estudantes inscritos em programas de permanência. Segundo Nery, entre 2013 e 2023, houve um aumento de 86% nas inscrições recebidas pelo SAE. “Incluir sem permanência só aumenta a evasão, porque o estudante não consegue cumprir seu objetivo, que é se formar. A criação dessa diretoria vai nesse sentido, o de aperfeiçoar nosso trabalho”, afirmou Ivan Toro, pró-reitor de Graduação.

A Deape será responsável pelos serviços de moradia estudantil, assistência psicológica e psiquiátrica, gerenciamento de bolsas e auxílios, serviço social, orientação educacional e de estágios. A nova diretoria também deverá incorporar outros serviços, como a Central TILS, de tradutores em libras, o Alumni, de relacionamento com estudantes egressos, e um novo serviço de acompanhamento de carreiras e de empregabilidade.

Leia mais no Portal Unicamp : Conselho Universitário aprova criação de duas diretorias executivas