Programa Saiba Mais oferece Oficinas no segundo Semestre

A Área de Orientação Educacional do Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) oferecerá, no segundo semestre de 2014, a Disciplina Eletiva AM018 – Turma P: Oficina de Autorregulação da Aprendizagem, em parceria com a Faculdade de Educação (FE), por meio da docente Profª Drª Soely Polydoro.  A Disciplina integra as atividades do Programa Saiba Mais e é válida para quatro créditos, com duas horas semanais presenciais e as demais em atividades online.

Destinada a estudantes de graduação, será desenvolvida no formato de workshop com o objetivo de apoiar o aprimoramento do processo de aprendizagem dos estudantes, por meio de atividades práticas que poderão ser aplicadas nas demais disciplinas do curso.

A disciplina acontecerá às segundas-feiras, das 12h às 14h. Serão oferecidos 15 encontros presenciais, no Prédio Básico (PB), campus Barão Geraldo. Várias temáticas serão discutidas e trabalhadas, como: autorregulação da aprendizagem, estratégias de aprendizagem, organização e gestão de tempo, estabelecimento de objetivos, formas de anotações de aulas, estudo diário e para avaliações, e ansiedade frente às provas.
A atividade está ancorada em um programa desenvolvido em Portugal e validado em diferentes países, intitulado “Cartas de Gervásio ao seu Umbigo: comprometer-se com o estudar na Educação Superior” (ROSÁRIO; NÚNEZ; PIENDA, 2012). Adriane Martins Soares Pelissoni, pedagoga do SAE explica a importância da participação dos alunos nas atividades. “Acreditamos que a participação, somada às experiências no contexto de sala de aula, pode contribuir para o desenvolvimento de maior autonomia, competência e responsabilidade para com as atividades acadêmicas, colaborando assim para o desempenho, integração e permanência na universidade”

Como participar

Para participar das atividades é necessário que o aluno solicite a matrícula na disciplina (AM018 – Turma P) no período de 2 a 19 de Julho de 2014, junto a Diretoria Acadêmica da Unicamp (DAC).

Para maiores informações sobre a disciplina consulte a DAC.