No segundo semestre de 2015, a Área de Orientação Educacional do Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) oferecerá novamente a Disciplina Eletiva AM064 – Oficina de Autorregulação da Aprendizagem, em parceria com a Faculdade de Educação (FE), por meio da Profª Dra. Soely Polydoro. A disciplina convalida quatro (4) créditos,  sendo  2 horas semanais presenciais e as demais em atividades online, e integra o programa do projeto Saiba Mais Oficinas.

Esta disciplina destina-se aos estudantes de graduação e será desenvolvida no formato de oficina com o objetivo de apoiar o aprimoramento do processo de aprendizagem, por meio de atividades práticas que poderão ser aplicadas nas demais disciplinas do curso.

A disciplina será às quintas-feiras, das 12h às 13h50.

Serão 15 encontros presenciais realizados no Prédio Básico (PB), nos quais vão ser discutidas e trabalhadas temáticas como: autorregulação da aprendizagem, estratégias de aprendizagem, organização e gestão de tempo, estabelecimento de objetivos, formas de anotações de aulas, estudo diário e para avaliações, e ansiedade frente às provas.

Contribuição da disciplina

Veja no trecho a seguir, extraído de uma das últimas atividades reflexivas, que mostra a contribuição da disciplina na visão dos participantes. “Acho que o grande feito dessa disciplina foi me fazer parar para refletir com calma e analisar cuidadosamente meus atos em meio a tanta correria. E essa reflexão tornou possível identificar o motivo das incessantes procrastinações para saber como atacá-las, assim como o estabelecimento de novos objetivos com um enfoque diferente, o “aprender”.” (S.T.-Estudante da Engenharia da Automação)

“As oficinas de autorregulação da aprendizagem me deram uma oportunidade de entender o meu papel na formação do meu próprio conhecimento. Aprendi métodos de anotação, leitura, organização da informação e outras técnicas que me permitiram enxergar os possíveis resultados de um estudo planejado e adaptado às minhas necessidades.” (J.N – Estudante do Profis)

Como participar