Matrícula para a disciplina eletiva AM064: Oficina de Autorregulação da Aprendizagem

Os alunos interessados na Oficina de Autorregulação da Aprendizagem, por meio da Disciplina Eletiva AM064,  tem até esta quarta-feira (20) de julho para fazer a matrícula.

A Área de Orientação Educacional do Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) informa que oferecerá novamente a Disciplina Eletiva AM064 – Oficina de Autorregulação da Aprendizagem, que deve ocorrer neste segundo semestre de 2016, em parceria com a Faculdade de Educação (FE), por meio da Profª Drª Soely Polydoro. A disciplina convalida quatro (4) créditos, sendo 2 horas semanais presenciais e as demais em atividades online, e integra o programa do projeto Saiba Mais Oficinas.

Esta disciplina destina-se aos estudantes de graduação e será desenvolvida no formato de oficina com o objetivo de apoiar o aprimoramento do processo de aprendizagem, por meio de atividades práticas que poderão ser aplicadas nas demais disciplinas do curso.

Serão 15 encontros presenciais que acontecerão no Prédio Básico (PB), campus de Campinas, em grupos diferentes, às segundas-feiras ou quintas-feiras, das 12h às 13h50, ressaltamos que a organização dos grupos será realizada no primeiro encontro.

Durante as aulas serão discutidas e trabalhadas temáticas como: autorregulação da aprendizagem, estratégias de aprendizagem, organização e gestão de tempo, estabelecimento de objetivos, formas de anotações de aulas, estudo diário e para avaliações, e ansiedade frente às provas.

Contribuição da disciplina

Veja no trecho a seguir, extraído de uma das últimas atividades reflexivas, que mostra a contribuição da disciplina na visão dos participantes. “Acho que o grande feito dessa disciplina foi me fazer parar para refletir com calma e analisar cuidadosamente meus atos em meio a tanta correria. E essa reflexão tornou possível identificar o motivo das incessantes procrastinações para saber como atacá-las, assim como o estabelecimento de novos objetivos com um enfoque diferente, o “aprender”. (S.T.-Estudante da Engenharia da Automação)

“As oficinas de autorregulação da aprendizagem me deram uma oportunidade de entender o meu papel na formação do meu próprio conhecimento. Aprendi métodos de anotação, leitura, organização da informação e outras técnicas que me permitiram enxergar os possíveis resultados de um estudo planejado e adaptado às minhas necessidades” (J.N – Estudante do Profis)

Como Participar