Modalidade de Expressão Artística: Artes Integradas
Proponente: Sofia Turato Farah (RA: 244338) Curso: 23
Co-autor: Não há
Assistente: Não há
Equipe Participante: Ana Luísa Stanger Martins Mazzotini, RA 231187, Dança, Intérprete-criadora. Camilla Vicente de Cerqueira, RA 168538, Dança, Intérprete-criadora. Mayara Miquelotto da Silva, RA 222455, Dança, Intérprete-criadora.
Sinopse:
`Através do Espelho… O Quê?` é uma tentativa de olhar além do que vemos, procurando mais uma vez os detalhes de tudo que nossas mãos parecem alcançar. Investigando um universo misterioso e surpreendente, onde o controle e a razão são incógnitas – a lógica se inverte, multiplica e ilusiona. O que nos aguarda? O que encontraremos? Como e com O Quê faremos? As formas, texturas, sonoridades, paisagens e sensações nos possibilitam tecer realidade(s ?) que ultrapassa os limites entre o real e a criação, o sentido e o movimento, emaranhando corpos, desembaraçando a razão.
Introdução:
Este projeto procura intersecções entre as diferentes formas do fazer artístico para a construção de um espetáculo que virá a ser o Trabalho de Conclusão de Curso de bacharelado em Dança das participantes. Dentro dessa construção existe a busca pela criação de um universo paralelo ao nosso, onde criaturas estranhas circulam livremente e a razão é constantemente subvertida, há sempre um elemento surpresa e o que parece pode não ser. As histórias podem ser contadas em mais de uma versão, por mais de uma pessoa, mais de uma vez. Mas essa estranheza e esse mundo, que pode parecer tão confuso quanto o nosso próprio, permitem que os seres vivam livres, como seus corpos e que as individualidades possam ser respeitadas. No espetáculo, o `não humano` será trabalhado a partir da ideia de criaturas formadas pelo trabalho dos corpos a formar imagens que se compõem de modo dinâmico; tendo como uma referência a psicologia da Gestalt, em que o todo é mais que a soma das partes (GINGER, 1995, p. 13, apud ANDRAUS, 2022, no prelo) e os sentidos emergem a partir da integração das diversidades. Aqui o público é parte e não complemento, por isso oferecemos oficinas e aberturas desse processo para estreitar os laços entre espectador e obra, ambientalizando e potencializando a pesquisa. Através do Espelho… O Quê? O inverso de nós mesmas? O inverso da realidade? A própria extensão das estranhezas? O que nos aguarda? Este é o pivô da nossa investigação.
Instagram: https://www.instagram.com/un4versas/
Dia 11/07, às 11h30 na sala EB14, teremos nossa oficina “Riscrobacias de contato: uma iniciação a acrobacias na dança”. Se você gosta de viver de cabeça para baixo, venha se aventurar com a gente nesse encontro que, com certeza, vai te deixar com muita adrenalina.
Dia 12/07, às 13h no Teatro de Arena, teremos nossa abertura de processo para mostrar um pouco do que estamos estudando nesses últimos meses.
Link para inscrição: https://forms.gle/ynyWfW22ffGwVqmH7
Qualquer dúvida só entrar em contato: @un4versas ou coletivoun4versas@gmail.com