SAE discute sobre a importância de ações afirmativas nas universidades no Congresso Permanência Estudantil e Conquistas nos 10 anos da Lei de Cotas
Redação e Tradução Por Paola Champi

Em comemoração aos dez anos da Lei de Cotas, o Serviço de Apoio ao Estudante (SAE), entre os dias 20 e 21 de outubro, realizou a 5a Edição do Congresso de Projetos de Apoio à Permanência de Estudantes de Graduação da Unicamp (PAPE-G). O evento teve apoio da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Estadual de Campinas (PRG), Pró-Reitoria de Pesquisa da Unicamp (PRP) e da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). O congresso teve a participação de pesquisadores nacionais e internacionais para estabelecer discussões sobre acesso e permanência estudantil nas universidades da América Latina. Contou com a participação de mais mil inscritos e 332 trabalhos aprovados para apresentações orais e sessões de pôsteres de projetos ligados às bolsas de permanência da Unicamp (Bolsa Auxílio Social; Bolsa Auxílio Estudo e Formação; e Programa Aluno Artista).

A professora Mariana Nery, Coordenadora do SAE ressalta que “esse tipo de encontro se faz muito necessário como espaço de reflexão sobre o nosso trabalho como Serviço de Apoio ao Estudante, no contexto da mudança do perfil do nosso estudante – mudança essa muito deseja e possibilitada por uma política clara de inclusão adotada pela Unicamp. Esse evento também vem em um momento especial, tanto político quanto social, em que a resistência da universidade pública e a permanência dos estudantes que ingressam por ações afirmativas devem ser prioritárias para garantirmos que a missão da Unicamp seja efetivamente realizada.”