A Festa do Livro fez parte das atividades de comemoração dos 40 anos de existência da Editora da Unicamp, e foi promovida entre os dias 13 a 18 de setembro de 2022 . O evento contou com exposição e venda de livros da Editora da Unicamp no Ciclo Básico II da Unicamp, um seminário intitulado “Discutindo o Brasil e o Mundo”, e ainda com sessões de lançamento de livros e manifestações artísticas.

A 12ª edição do programa Aluno-Artista participou dessa festividade  com os grupos Disforia Punk e Banda São Junqueiro que se apresentaram no teatro de Arena nos dias 13 e 16 de setembro, respectivamente.

Disforia Punk consiste na realização de consertos-shows-didáticos sobre o movimento Punk Rock pela banda Disforia Queercore na formação de power trio – Baixo, Bateria, Guitarra. Através de quatro espetáculos, o trio de artistas trans traçará uma narrativa específica sobre o Punk, trazendo repertório de afro-punk, riot grrrl, queercore e músicas autorais. Com isso, os artistas levarão aos shows discussões voltadas a raça, gênero e sexualidade, muitas vezes ignoradas na historiografia tradicional sobre o movimento que o define como masculino, heterossexual, jovem e branco.  O grupo é composto por 3 integrantes: Dani Barbosa Brandão, Baterista, Backing Vocal, Artista-Pesquisadora;  Julia Marina Sena Passarelli, Baixista, Artista Pesquisadora; Kaetê Spessotto Okano, Guitarrista, Vocalista, Zineiro, Artista-Pesquisador.

Banda São Junqueiro  foi formada em 2019 na Unicamp. Inicialmente idealizada como sexteto por Vitor Junqueira, a formação cresceu em número e hoje conta com: bateria, baixo, piano, guitarra e acordeon; 2 trombones tenor, 3 trompetes; 1 sax barítono, 2 sax alto, 1 sax tenor, 2 clarinetes e 3 flautas. O grupo pesquisa, repensa, (re)arranja e executa músicas dos mais variados gêneros da música brasileira em uma formação instrumental, com pessoas de vivências musicais distintas no Instituto de Artes, buscando se adaptar a contextos diferentes.

Saiba mais sobre o evento aqui.