A permanência estudantil tem sido ao longo de décadas uma das principais preocupações da administração central da universidade que através de projetos e políticas têm propiciado um crescimento constante no número de bolsas e benefícios concedidos aos estudantes. Dentre as ações de apoio à permanência destacamos os investimentos que a universidade tem feito no sentido de garantir que os estudantes de baixa renda, vindos de outras cidades possam residir em Campinas. Este apoio também é concedido aos estudantes dos campi de Limeira e Piracicaba. Atualmente a universidade atende cerca de 1400 estudantes com a Bolsa Auxílio-Moradia permitindo custear despesas com aluguel em imóveis privados, e também concede uma vaga na Moradia Estudantil que é um conjunto residencial que dispõe de 884 vagas em casas projetadas para 4 moradores e 27 estúdios destinados a famílias.  A Moradia da Unicamp, também conhecida como Residência Estudantil da Unicamp, é uma habitação social destinada aos estudantes da Universidade Estadual de Campinas que tenham dificuldades em manter residência com recursos próprios. A Moradia estudantil está localizada no distrito de Barão Geraldo, em  Campinas.

Com uma comunidade multicultural residindo na Moradia Estudantil é importante que se promovam e se mantenham vivas as boas relações de convivência entre os moradores. Neste sentido o Conselho Deliberativo da Moradia, composto por discentes, docentes e funcionários, trabalhou no ato deliberativo que descreve as regras de vivência na Moradia Estudantil. Este documento tem como objetivos principais fortalecer o convívio entre a comunidade acadêmica, garantir a segurança, a tranquilidade e a saúde dos moradores, contribuir para desenvolvimento acadêmico dos moradores e conservar sua estrutura física. O texto deste documento foi amplamente debatido pelos membros do conselho e também contou com contribuições diversas enviadas pelos moradores e seus coletivos através dos representantes discentes que compõem o conselho.

ACESSE este LINK  Moradia_estudantil_regras_de_vivncia.png