Nas primeiras semanas de julho as bibliotecas que compõem o Sistema de Bibliotecas da Unicamp (SBU) fizeram uma campanha de anistia do bloqueio aos estudantes que estavam com material de biblioteca em atraso. A proposta teve como objetivo aplicar penalidades alternativas, sendo que as sanções foram substituídas por doações de alimentos. Esta ação contou com a participação dos servidores de todas as bibliotecas envolvidas e foi um sucesso arrecadando muitos produtos que compõem a cesta básica.

As doações recebidas foram encaminhadas ao Serviço de Apoio ao Estudante e entregues à Comissão de Alimentação da Moradia Estudantil que coordena o Mercadinho da Moras para que assim os alimentos fossem disponibilizados gratuitamente aos estudantes residentes na Moradia, e também aos estudantes de fora da Moradia, e  que enfrentam dificuldades socioeconômicas.   No Mercadinho da Moras os alimentos estão disponíveis e, após contato e agendamento com os responsáveis,  os estudantes podem retirar ítens básicos como arroz, feijão, macarrão, sal, açúcar, além de produtos diversos.

Segundo a estudante Viviane Souza, uma das coordenadoras deste projeto na Moradia, a ideia do Mercadinho surgiu para que toda comunidade estudantil pudesse ser beneficiada com os alimentos doados que são encaminhados para a Moradia Estudantil. Segundo Viviane, “Durante a pandemia tivemos muitas doações de cestas mas só as famílias eram contempladas e não atendia toda a nossa comunidade estudantil. As cestas que sobravam eram repassadas para o Mercadinho. Hoje em dia o Mercadinho atende os alunos da moradia e fora da moradia – todos os alunos que precisam podem ser beneficiados com os ítenss disponíveis Mercadinho”.   Além do Mercadinho a Moradia Estudantil também tem o “Breshopping da Moras” onde estão disponíveis para doação roupas, calçados, cobertores, etc.

Como funciona o Mercadinho?

Funciona assim:  os estudantes entram em contato com a equipe que coordena o Mercadinho e retiram os alimentos que precisam. O Mercadinho não fornece uma cesta pronta, os estudantes pegam somente aquilo que realmente necessitam e assim mais pessoas podem ser beneficiadas.

No Mercadinho são aceitas doações de alimentos básicos como arroz, feijão, leite, macarrão, macarrão instantâneo, biscoitos, bolachas, enlatados em geral, produto de limpeza, etc. Doações de produtos de higiene pessoal, incluindo absorventes,  também são aceitos e disponibilizados à comunidade de estudantes.

Para saber mais ou para ter acesso ao Mercadinho , entre em contato pelos email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  ou  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Nosso agradecimento especial a todos os servidores que compõem as equipes das bibliotecas da Unicamp e que lembraram com tanto carinho de nossos estudantes e se dedicaram a tornar esta ação uma realidade. Parabéns SBU!