13 de agosto de 2018
No fim da Estrada: apresentação do projeto
Evento do Projeto “No fim de Estrada” onde foram apresentados o roteiro do filme, a equipe de produção e os passos a serem seguidos pela equipe para a produção do curta-metragem. Este projeto realizará um curta-metragem de aproximadamente 15 minutos sob o título ‘No fim-da-estrada’. Um filme sobre a solidão do homem da roça, introspecto nos anseios de preencher seus vazios existenciais a partir de narrativas fantásticas perpassadas oralmente na forma de lendas. O protagonista, um velho senhor morando sozinho numa casa no fim de uma estrada, defronta-se com a realidade, seus problemas de relacionamento com a família, ao receber uma inesperada visita. Sua filha traz consigo o neto que ele pouco conhece, além de um cachorro que, não-quisto pela família da cidade, é trazido à posse do avô apenas para não fazer sofrer ao menino. É uma história de contemplação e silêncio; mais que isso, é uma busca de razões para coisas sem sentido – uma poltrona que descansa um corpo inerte, uma estrada que leva a lugar nenhum, o boitatá. São os habitantes das bandas do fim-da-estrada, perdidos no anacronismo de sua sorte, buscando a empatia do novo, escondidos no seio do vale e suas serras.
( Local : Sala AP06, Instituto de Artes)
14 de agosto de 2018
MIRA : ensaio aberto
Ensaio aberto do Projeto Mira na Biblioteca Central. “A concepção deste trabalho provém da reunião dos alunos da graduação em Dança da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) do ano de 2015 com a artista Patrícia Noronha, integrante do corpo docente do Departamento de Artes Corporais (DACO), durante as disciplinas Ateliê de Criação V e VI em 2017, que culminou na montagem cênica “Encontrar- se em”. Durante um ano, o grupo partiu da pesquisa relacionada ao conceito da física de que “dois corpos não podem ocupar o mesmo lugar no espaço ao mesmo tempo” e de trechos da música “Encontro”, de Luiz Tatit.”
(Biblioteca Central “Cesar Lattes”)
14 de agosto de 2018
Sala Muda no Unidança
Apresentação do Projeto Sala Muda, na programação do Unidança. “A ideia de um diálogo entre música e dança. Ao longo do projeto, visa-se perpetuar os processos artísticos desenvolvidos na série Estudos Singulares.”
(Paviartes, Instituto de Artes)
14 a 16 de agosto de 2018
Marias dos Retalhos : Exposição Fotográfica
“O projeto tem como objetivo o desenvolvimento de um doc de curta duração sobre a oficina de costura Maria Retalho, que está localizada em uma ONG executora de medidas socioeducativas na cidade de Campinas. A oficina é composta por mulheres que exerceram ou exercem a maternidade de adolescentes. Algumas passaram pela ONG acompanhando os adolescentes no cumprimento socioeducativo, outras na aprendizagem profissional. Independentemente da passagem do filho pela instituição, as mulheres do Maria Retalho escolheram continuar ou voltar para o espaço e ali construíram e constroem com retalhos, linhas e agulhas uma renda extra e um ambiente de conselhos e risadas no qual o cuidado vigora. É a partir do olhar para a relação dessas mulheres que o projeto artístico explora temas que perpassam o exercício da maternidade na periferia.
(Biblioteca Central Cesar Lattes)
14 e 15 de agosto de 2018
Projeto Centella : Oficina de crochê
Oficina promovida pelo projeto centella com participação de Gaby Ciurcio. “O grupo centella propõe o debate sobre as relações entre memória e indivíduo através de diversas materialidades e frentes das artes visuais. Cada um dos artistas do grupo aborda um aspecto diferente da memória: o esquecimento, as repetições cotidianas, os vestígios, lembranças, o embaralhamento e o tempo. Quanto aos aspectos formais, as obras transitam entre o campo tridimensional, o fotográfico, o da gravura, o da escrita e o das plataformas digitais. O nome, centella, vem de uma planta utilizada na medicina alternativa que desperta a memória. A partir desta aproximação simbólica, o coletivo articula propostas com um viés intimista e autobiográfico.”
(Instituto de Artes)
17 de agosto de 2018
Cerimônia de Lançamento da 8ª Edição do Programa Aluno Artista
A cerimônia aconteceu na sala do Conselho Universitário estando presentes alunos artistas, o reitor Prof. Marcelo Knobel, a pró-reitora de graduação Profª Eliana Amaral, a coordenadora do SAE , Profª Helena Altmann, a Assessora Cultural do SAE, Profª Maria Cláudia Guimarães, representantes da comunidade, funcionários e docentes. O evento contou com uma performance do grupo Morganas e apresentações musicais dos projetos Dois na Praça e Elas Elis.
(Reitoria)