Agende-se: Palestras de Orientação Educacional

A Área de Orientação Educacional do SAE, cumprindo ser objetivo de oferecer aos alunos de graduação subsídios para aprimorarem seu processo de aprendizagem na Universidade, apresenta em abril as palestras descritas abaixo. Estas palestras são destinadas somente alunos da UNICAMP, regularmente matriculados.

As atividades são transmitidas ao vivo e podem ser assistidas no site da RTV Unicamp.
Para inscrição acesse o link.

“A ansiedade está dentro de você – Saiba como funciona!”
Profª. Dr. Paula Fernandes (FEF/Unicamp)
Dia: 24/04 – Local: CB02, no Ciclo Básico

Esta palestra terá como tema a ansiedade: “Tem dias em que você acredita que era melhor não ter acordado? Você sofre por antecipação? Acorda já cansado? Gosta de trabalhar com pessoas rápidas? Evita pessoas lentas? Tem dores de cabeça ou tensão muscular? Se você sim para qualquer uma destas questões, possivelmente você tem ansiedade… Mas, e agora?! O mais importante é saber como essa ansiedade funciona e o que temos que fazer para melhor o nosso dia-a-dia, colocando-a como nossa aliada, e não nossa inimiga! O importante é a reação que você vai ter a partir dessa palestra, enfatizando a sua capacidade de superar conflitos e resolver problemas. Não adianta apenas tratar as consequências que a ansiedade causa. Precisamos descobrir nossas crenças, posturas e comportamentos que estão nos levando a produzir as tensões diárias. Ansiedade pode ser boa! Só depende de você!”

Profª. Paula Fernandes
Psicóloga formada em 1997 pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Mestre e Doutora em Ciências Médicas – Neurociências, pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora associada da Faculdade de Educação Física da UNICAMP, no Departamento de Ciências do Esporte. Trabalha com Psicologia do Esporte, Psicologia do Comportamento e Neurociências, atuando principalmente nas áreas relacionadas à: avaliação psicológica e cognitiva, qualidade de vida, depressão, ansiedade e neuroimagem. Atua também na área da epilepsia e AVC, junto com o Departamento de Neurologia da FCM – UNICAMP, ressaltando o estigma e os aspectos psicológicos destas condições. Foi, por duas gestões, presidente da ASPE, Assistência à Saúde de Pacientes Com Epilepsia, uma ONG composta de voluntários que tem a missão de promover saúde biopsicossocial às pessoas com epilepsia e AVC e suas famílias.

“(Des)regular o estudar na Universidade? Elementar, meu caro Watson!”
Profº. Dr. Pedro Rosário (Universidade do Minho)
Dia: 12/05 – Local: CB02, no Ciclo Básico

Ministrada por um dos autores do programa “Cartas do Gervásio ao seu Umbigo”, Prof. Dr. Pedro Rosário, a palestra está orientada para discutir com os universitários questões sobre a aprendizagem no contexto da Universidade. Sabe-se que as capacidades e habilidades dos estudantes não oferecem explicações completas para o sucesso acadêmico, o que evidencia a contribuição da dimensão energética do comportamento, como processos motivacionais e de autorregulação da aprendizagem. A partir da explicitação sobre o processo autorregulação da aprendizagem e das dimensões nele implicadas, como estabelecimento de objetivos, monitoramento, compromisso e reflexão metacognitiva, será proporcionada a reflexão sobre as experiências pessoais de aprendizagem, dificuldades e êxitos no enfrentamento das exigências da vida acadêmica.

Prof. Dr. Pedro Sales Luís Rosário
O Prof. Dr. Pedro Sales Luís Rosário é Professor Associado com Agregação na Universidade do Minho (Braga, Portugal). Formado em Psicologia pela Universidade de Lisboa e Doutor em Psicologia pela Universidade do Minho. A sua docência está centrada na área da Psicologia da Motivação e Psicologia da Educação. Participa no Mestrado Integrado em Psicologia e no curso de doutoramento em Psicologia da Educação do Departamento de Psicologia da Universidade do Minho. A sua linha de investigação centra-se no estudo do impacto das dimensões cognitivo-motivacionais, emocionais e sociais no sucesso acadêmico dos alunos, dando especial enfoque ao estudo dos processos de autorregulação da aprendizagem, construção de instrumentos de avaliação centrados nesses processos e de programas de intervenção em contextos educativos. O pesquisador é co-autor do livro “Cartas do Gervásio ao seu umbigo: comprometer-se com o estudar na Universidade” (2006), um programa inserido no GUIA – Grupo de Investigação sobre Auto-regulação da Aprendizagem.

Leia mais sobre o projeto Saiba Mais.