Graduou-se em Engenharia Mecânica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1975); possui mestrado e doutorado em Engenharia Mecânica na área de Energia ou Térmica e Fluidos pela Faculdade de Engenharia de Campinas (antiga FEC), da Unicamp. Foi docente da antiga FEC e da atual FEM desde dezembro de 1975 até aposentar-se em maio de 2019. No âmbito da graduação, lecionou quase sempre disciplinas de caráter fundamental na área de Fenômenos de Transporte, isto é, Transferência de Calor, Mecânica dos Fluidos, e Termodinâmica; ministrou algumas vezes disciplinas de caráter aplicado a Refrigeração e Máquinas de Fluxo; e por quatro vezes a disciplina História da Mecânica, cobrindo os aspectos da ciência e da técnica. Na pós graduação, ministrou principalmente a disciplina de Diferenças Finitas para Fenômenos de Transporte, por algumas vezes disciplina sobre Simulação de Sistemas Termo-Fluido-Mecânicos, e por uma vez em Turbulência. De maio de 2013 a maio de 2017 foi Coordenador do Serviço de Apoio ao Estudante, da Unicamp, envolvendo apoio sócio-econômico, educacional e jurídico, administração de bolsas e estágios, promoção de atividades culturais. Sua primeira linha de pesquisa foi Simulação de Sistemas Termo-Fluido-Mecânicos, iniciada na dissertação de mestrado (1980), e que teve continuidade ao longo de toda atuação profissional. De seu doutorado surgiram as linhas de pesquisa em Análise Numérica de Fenômenos de Transporte e, recentemente, de Modelamento de Escoamentos Turbulentos. De preocupações de caráter humanístico, adveio a linha de Estudo Interdisciplinar em Modos de Produção no Brasil. Estas quatro linhas são apresentadas a seguir: 1- Simulação de Sistemas Termo-Fluido-Mecânicos. Destacam-se nesta área, particularmente, a simulação computacional de sistemas de refrigeração e de bombeamento de calor por compressão de vapor e por absorção. A simulação de sistemas construtivamente complexos reflete-se em sistemas de grande número de equações algébricas não lineares, para o que o pesquisador desenvolveu técnica eficiente de implementação do método de Newton-Raphson com minimização do número de variáveis efetivas. 2 – Análise Numérica de Fenômenos de Transporte. Pesquisa de caráter fundamental acerca dos métodos de Volumes Finitos e Diferenças Finitas, estudando esquemas discretizantes com aplicações em mecânica dos fluidos, transferência de calor e massa. Como contribuição mais relevante destaca-se a construção e o teste extensivo do esquema UNIFAES para discretização dos termos advectivos e difusivos da equação de transporte, incluindo as equações de Navier-Stokes. Este esquema vem demonstrando, nos mais variados testes, excelente acuidade e alta estabilidade. 3 – Estudo Interdisciplinar em Modos de Produção no Brasil. O conceito de modo de produção em ciências sociais permite uma compreensão unificada do desenvolvimento técnico e econômico ao desenvolvimento social e político de uma sociedade. O tema dos modos de produção ao longo da história do Brasil já foi objeto de importante polêmica, que foi recuperada em grande parte e retomada no livro “Modos de ver a produção do Brasil”, deste pesquisador, editado pela Editora Autores Associados e pela Editora da PUC-SP, com apoio financeiro da FAPESP (2004). O conceito de modos de produção também foi empregado para estruturar a disciplina História da Mecânica, que ministrei por algumas vezes. 4 – Modelamento de Escoamentos Turbulentos. A grande maioria dos escoamentos fluidos de interesse geofísico ou de engenharia são caracterizados pela turbulência, que precisa ser modelada. Superando limitações dos métodos existentes, este pesquisador apresentou duas proposições: o método da equação estatística dinâmica (2016), já testado com sucesso no modelamento do transporte turbulento da energia cinética turbulenta em escoamento cisalhante, e o modelo energia cinética – helicidade turbulentas (2018), que espera calibração e teste.