Serviço de Apoio ao estudante
Criado em janeiro de 1976 pela Pró-Reitoria de Graduação, o Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) nasceu com o propósito de desenvolver programas de apoio e de assistência aos estudantes que encontrassem dificuldades de permanência na Universidade, principalmente em função de problemas econômicos.
Essa preocupação nasceu pela observação da sociedade e do sujeito, neste caso, estudante da Universidade, e suas necessidades nos contextos econômico, social e cultural da região de Campinas.
Com o tempo e com as discussões realizadas, na tentativa de melhorar cada vez mais as condições de permanência estudantil na Universidade, novas ideias foram incorporadas ao funcionamento do SAE. A democratização do ensino e da escola foi, por exemplo, um dos fatores que incentivou a criação de novos programas do SAE e impulsionou a mudança de postura em relação aos já existentes.
A reflexão sobre essas questões e a realização de mudanças em sua forma de agir demonstram que o SAE enxerga o espaço universitário como um local não só de aprendizagem, mas também de enriquecimento da cultura, de criação de novos pensamentos, de debate e de desenvolvimento integral das pessoas, a partir do exercício pleno de suas potencialidades intelectuais, emocionais, afetivas e sociais. Por conta desse posicionamento, o SAE foi ganhando novos contornos e novas funções.
Em 2023, por meio da Deliberação CONSU nº20/2023, foi criada a Diretoria Executiva ligada ao Gabinete do Reitor passando a receber a denominação de Diretoria Executiva de Apoio e Permanência Estudantil (DEAPE).