O que são projetos PAPI?
Foi criado com o objetivo de auxiliar o desenvolvimento dos projetos de cunho institucional da Universidade.
Essa modalidade de bolsa visa atender:
- Os projetos oriundos de pesquisa;
- Trabalho de campo;
- Apresentações;
- Organizações de eventos;
- Entre outros, organizados institucionalmente.
Essas atividades devem ser desenvolvidas eventualmente, não de forma continuada, mas podem ser requisitadas mais de uma vez no ano, de acordo com a necessidade do projeto, sendo necessária prévia aprovação da DEAPE. Para cada evento, é preciso uma solicitação específica a ser requisitada à DEAPE por proponente do projeto. Proponentes de projetos aprovados devem inscrever, instruir e orientar estudantes bolsistas que vierem a se vincular aos seus projetos.
Quem pode ser proponente de projeto PAPI?
Podem propor e orientar projetos PAPI: docentes, pesquisadores(as), e funcionários(as) (supervisores(as)) da Unicamp.
Como se inscrever?
Proponente deve preencher formulário de envio da proposta de projeto no Sistema SIG: Solicitação de Projetos para PAPI . Uma vez aprovado o projeto pela DEAPE, proponente deve cadastrar estudantes participantes, que selecionar, no Sistema SIG (Inscrever Estudantes nos Projetos – PAPI). Suas frequências devem ser atestadas, a partir do dia 20 até o fim de cada mês, ou após o fim das atividades do projeto (como de realização de evento, por exemplo), como condição para receberem a bolsa, sendo esta uma responsabilidade de proponentes. Se não encontrar estudantes que desejem participar de seu projeto, proponente pode pedir indicações à DEAPE.
Confira o tutorial sobre como atestar a frequência de estudantes bolsistas.
Detalhes do projeto
- Número máximo de projetos: proponente pode inscrever apenas um projeto PAPI por ano.
- Números máximo de orientandos por projeto: proponente pode cadastrar o número de estudantes que quiser, conforme seja necessário para a realização do projeto. Porém, não é garantido que haverá número de bolsas correspondente ao número de estudantes participantes.
- Tempo de duração da função/projeto: O tempo de duração depende do tipo de projeto. Se ele for referente a um evento de um dia, esta será sua duração. O projeto pode ter duração máxima de três meses.
Importante
- Proponente deve informar ao Serviço Social da DEAPE sobre qualquer alteração ou questão relativa a bolsistas ou ao projeto.
- Proponentes podem desligar bolsistas do projeto se apresentarem motivos pertinentes para isso, mas apenas após atestarem suas frequências.
Para mais orientações ou em caso de dúvidas, confira:
Regulamentação
- Resolução GR-003/2004 (Dispões sobre o Programa de Auxílio a Projetos Institucionais – PAPI);
- Informações no site da DEAPE e no Sistema SIG.