PMU – Programa de Mentoria da Unicamp

O que é?

Mentoria

Em 2020 foi criado o Programa de Mentoria da Unicamp (PMU) com intuito de favorecer a integração e contribuir para o sucesso acadêmico de ingressantes a partir de um melhor acolhimento ao contexto universitário. Neste programa, estudantes se candidatam como mentores(as) de ingressantes de seu curso para ajudar em sua adaptação à vida universitária em todos os seus aspectos, fornecendo informações sobre funcionamento e organização institucional, sobre o percurso acadêmico, serviços de apoio, sobre os arredores da universidade, etc, demonstrando que a comunidade da Unicamp fornecerá apoio no que for necessário.

O PMU é composto pelos seguintes agentes:

• Supervisão por equipe coordenadora composta por profissionais da PRG (Pró-Reitoria de Graduação, EA2 (Espaço de Apoio ao Ensino e Aprendizagem), DEAPE (Diretoria executiva de Apoio e Permanência Estudantil) e SAPPE (Serviço de Assistência Psicológica e Psiquiátrica ao Estudante);
  • Coordenações e secretarias de graduação;
  • Além disso, cada curso conta com:
    • Tutores(as): docentes (normalmente da coordenação) e secretaria do curso, que dão suporte para as atividades a serem desenvolvidas para acolher e ajudar ingressantes. Se candidatam espontaneamente e normalmente são quem indica à DEAPE quem será DM.
    • DM (Discente Multiplicador): estudante não ingressante, com matrícula regular no curso de Graduação, que recebe bolsa do PMU. Há 1 DM por curso da Unicamp (exceto para cursos com número muito grande de ingressantes). É quem integra e gerencia a atuação de todas as partes do programa, inclusive é quem convoca mentores(as) seguindo procedimento combinado com tutores(as). A forma de seleção de DMs varia de um instituto para o outro.
    • Mentores(as): estudantes com matrícula regular no curso de Graduação, que estejam pelo menos em seu 3º semestre. Se disponibilizam para acolher e ajudar estudantes ingressantes, diretamente, com suas questões na Universidade. Se fazem presentes e acessíveis, bem como realizam atividades variadas que promovam a informação e integração. DMs indicam para a DEAPE quem será mentor. O tipo de seleção/convocação é combinado entre tutores(as) e DM.
    • Mentorados(as): ingressantes que se interessam em participar das atividades promovidas por mentores(as) ou que buscam sua ajuda. Não precisam fazer nada para participar do programa além de ir nas atividades, e/ou falar/tirar dúvidas com mentores(as), quando quiserem.

Para mais informações sobre o programa clique aqui.

Como se inscrever?

Tutores(as) inscrevem DMs de seus cursos. DMs informam à DEAPE quem será mentor(a) e mentorado(a).

Detalhes da Bolsa

• Valor da bolsa: R$ 623,00 mensais – Apenas DMs recebem bolsa.
  • Isenção da taxa de alimentação: não é concedida.
  • Conta bancária de recebimento: DMs devem ter cadastrada no Sistema SIG, conta corrente individual do Banco do Brasil ou do Banco Santander.
  • Número de bolsas: 65 bolsas para DMs (normalmente corresponde ao número de cursos de graduação da Unicamp).
  • Carga horária exigida: 32 horas mensais (8 horas semanais) a serem cumpridas por DMs.
  • Duração/Tempo de vigência: 5 meses. O PMU visa cobrir apenas o primeiro semestre do ano.

Importante

• DMs não podem acumular bolsas que exijam carga horária a ser cumprida. Bolsistas BAS precisam verificar a possibilidade de mudar sua modalidade de bolsa para BAS-IC;
  • O pagamento da bolsa a DMs é condicionado à entrega das atividades propostas e à frequência atestada pela equipe da DEAPE responsável pelo PMU;
  • DMs, mentores(as) e mentorados(as) recebem certificados de 40 horas extracurriculares ao final do programa.

Para mais informações ou em caso de dúvidas, Fale Conosco.

Regulamentação: