PME – Programa de Moradia Estudantil

O que é?

O Programa de Moradia Estudantil oferece habitação gratuita na Moradia Estudantil a estudantes de graduação e pós-graduação da Unicamp que morem fora da cidade ou região metropolitana de Campinas e possuam dificuldades em custear residência nessas localidades. A Moradia possui casas compartilhadas (226 unidades), com quatro vagas cada uma, além de estúdios (há 27 estúdios) oferecidos para famílias (estudante mais seus dependentes: crianças e/ou cônjuge). Estudantes que moram na região metropolitana de Campinas, poderão fazer uso da moradia, mediante circunstâncias especiais e avaliação da DEAPE, bem como, visitantes que venham a realizar atividades acadêmicas de curta duração na Unicamp, em caráter excepcional.

Quem pode se candidatar?

Estudantes de graduação e pós-graduação com matrícula regular na Unicamp, que atendam aos critérios dispostos na Deliberação CEPE-A-003/2012, na Resolução CONSU-A-024/2001 e no edital de Bolsas Sociais deste ano. A seleção se baseia em critérios socioeconômicos e prioriza ingressantes. Uma vez avaliada e aceita a inscrição, o número de vagas disponíveis é distribuído, até se esgotar, para estudantes de menor Índice de Classificação Socioeconômica (IC).

Para as vagas do PME Estúdio normalmente são priorizados estudantes:

I – em vulnerabilidade social (avaliada pelo Serviço Social da DEAPE);

II – com menor Índice de Classificação socioeconômica (IC);

III – que possuem filhos.Visitantes que venham realizar atividades acadêmicas por curto período na Unicamp, podem alojar-se na Moradia, em caráter excepcional e mediante disposições específicas.

Como se inscrever?

A inscrição para o PME consiste no preenchimento de dados na área das Bolsas Sociais no Sistema SIG, onde também é indicada a documentação a ser anexada (detalhada também no edital de Bolsas Sociais). As datas de inscrição para ingressantes e para veteranos(as) são diferentes: confira sempre o calendário e o edital no site da DEAPE e no Sistema SIG.

É possível pedir recurso junto à lista de contemplações: veja Recurso PME.

Para mais informações, confira:

Detalhes da Bolsa

• Valor da bolsa: não há valor a ser recebido.
  • Isenção da taxa de alimentação: Não é concedida.
  • Conta bancária de recebimento: não é necessário conta bancária.
  • Carga horária exigida: não há carga horária a ser cumprida.
  • Duração/Tempo de vigência: máximo de 12 meses (é necessário se inscrever novamente a cada ano). O tempo de utilização da moradia não pode ultrapassar o tempo máximo de integralização do curso.

Importante:

• Durante a vigência do período de inscrições ao processo seletivo de bolsas, a DEAPE realiza reuniões online para o esclarecimento de dúvidas sobre as bolsas e seus processos de candidatura. A iniciativa faz parte do Projeto De Braços Abertos.
  • O PME não concede auxílio transporte ou isenção da taxa de alimentação, havendo necessidade de se inscrever para esses benefícios.
  • Há direito a um gasto mensal estipulado de eletricidade e de água por unidade residencial. Se ultrapassado o valor estipulado, o excedente deve ser pago pelo conjunto de residentes da respectiva unidade.
  • Há transporte gratuito da Moradia Estudantil direto para a Unicamp, realizado por ônibus da universidade, e possibilidade de reservar os espaços de convivência para eventos na Moradia. Para mais informações sobre os recursos e vivência, consulte a página da Moradia Estudantil.

Para mais informações ou em caso de dúvidas, confira a página da Moradia Estudantil ou Fale Conosco. Veja também: Regulamentos da Moradia.

Regulamentação