PAPI – Programa de Auxílio a Projetos Institucionais

O que é?

Este programa foi criado com o objetivo de auxiliar o desenvolvimento de projetos de cunho institucional da Universidade, a partir da atuação remunerada de estudantes da Unicamp. Os projetos são elaborados por docentes ou unidades de ensino da Unicamp, para serem desenvolvidas eventualmente, sendo sempre necessária sua aprovação prévia pela DEAPE. Para cada evento, é preciso uma nova solicitação.

Quem pode se candidatar?

Estudantes de graduação e pós-graduação, com matrícula regular na Unicamp, que tenham disponibilidade para cumprir a carga horária exigida pelo projeto. A DEAPE prioriza estudantes que não recebem outras bolsas institucionais. Porém, bolsistas BAS e BAEF podem ter uma participação anual recebendo 1 bolsa PAPI referente a no máximo 1 mês de atividade.

Como se inscrever?

A seleção de estudantes é de responsabilidade de cada proponente de projeto, na forma que julgar pertinente. Mas caso seja necessário, o Serviço Social da DEAPE pode indicar estudantes que se interessem em participar do projeto. Após a seleção, proponentes devem realizar o cadastro de estudantes que atuarão em seus projetos no Sistema SIG, onde é indicada a documentação e informações necessárias para esse cadastro. No mesmo sistema, estudantes precisam assinar o termo eletrônico da bolsa e cadastrar conta bancária para receber o pagamento.

Para realizar os procedimentos consulte o Manual do Sistema SIG.

Detalhes da Bolsa

• Valor da bolsa: é calculado proporcionalmente à carga horária cumprida, sendo R$ 394,73 o correspondente ao máximo de 60 horas mensais. Recebe-se o valor da bolsa um mês após o início das atividades do projeto, mediante informe de frequência no Sistema SIG (responsabilidade de proponente) a cada mês ou logo após a conclusão do projeto (no caso de eventos). Sem o atestado de frequência, não haverá recebimento da bolsa. Bolsistas BAS ou BAEF, poderão receber bolsa PAPI referente a no máximo um mês de atividade.
  • Isenção da taxa de alimentação: Não é concedida.
  • Conta bancária de recebimento: conta corrente individual do Banco do Brasil ou Santander.
  • Número de bolsas: as bolsas podem ser disponibilizadas a qualquer momento ao longo do ano conforme a demanda dos projetos que venham a ser desenvolvidos na Unicamp e aprovados pela DEAPE.
  • Carga horária exigida: Depende da demanda do projeto, podendo exigir no máximo 60 horas mensais (15 horas semanais) de atividades.
  • Duração/Tempo de vigência: Depende da demanda do projeto, podendo durar no máximo 3 meses. Contanto que não se trabalhe em dois projetos ao mesmo tempo, é possível candidatar-se novamente à PAPI várias vezes. Porém, bolsistas BAS ou BAEF, podem participar apenas de um projeto PAPI por ano, com duração de no máximo um mês.

Importante

• Bolsistas PAPI não recebem automaticamente auxílio transporte nem isenção da taxa de alimentação, sendo necessário se inscrever nesses processos seletivos.
  • Bolsista receberá pagamento apenas mediante o atestado de sua frequência, a ser realizado mensalmente pelo(a) orientador(a).
  • Bolsistas podem consultar suas Frequências Atestadas, Pagamentos e Informe de Rendimentos no Sistema SIG.
  • A contemplação pela PAPI não configura vínculo empregatício ou previdenciário entre estudante e a Unicamp.

Para mais informações ou em caso de dúvidas, consulte o Manual do Sistema SIG ou Fale Conosco.

Regulamentação