BATO – Bolsa Auxílio Transporte Estágio Obrigatório

O que é?

Este auxílio visa custear passagens do transporte público para estudantes de graduação que estão realizando estágio obrigatório e precisam usufruir de transporte para chegar à instituição do estágio.

Quem pode se candidatar?

Estudantes de graduação com matrícula regular em disciplina de estágio obrigatório de seu curso na Unicamp, que estejam realizando estágio obrigatório em instituição localizada há pelo menos 3 quilômetros de distância do campus da Unicamp em que estudam.

Como se inscrever?

Realizar a solicitação de estágio obrigatório no Sistema Carreiras Unicamp (siga as orientações do Manual do Aluno – Sistema Carreiras Unicamp). Durante o preenchimento da solicitação é que deve-se requisitar a BATO (não será possível fazê-lo em outro momento). Para tanto, ao preencher a solicitação, não se deve marcar “Recusar pagamento de benefício” no campo “Benefícios”. Após aprovação da solicitação e assinatura do Termo de Compromisso de Estágio, a BATO será concedida, caso o estágio seja há mais de três quilômetros do campus da Unicamp onde estudante realiza seu curso. Deve-se também cadastrar conta bancária no Sistema SIG para receber a bolsa.

Para mais informações sobre os procedimentos, consulte o tópico “QUANDO E COMO SOLICITAR O BENEFÍCIO TRANSPORTE NO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO NÃO REMUNERADO” no Manual do Aluno – Sistema Carreiras, e o Manual do Sistema SIG.

Detalhes da Bolsa

• Valor da bolsa: correspondente ao valor de um passe do transporte público coletivo da cidade onde se frequenta a Unicamp (Campinas, Limeira ou Piracicaba), multiplicado pelo número de viagens necessárias por mês para a realização do estágio (limitado a 2 passes populares do transporte coletivo por dia).
  • Isenção da taxa de alimentação: Não é concedida.
  • Conta bancária de recebimento: conta corrente individual do Banco do Brasil ou Santander.
  • Número de bolsas: 350 bolsas.
  • Carga horária exigida: carga horária exigida no estágio obrigatório.
  • Duração/Tempo de vigência: enquanto durar o estágio obrigatório.

Importante

• Quem realiza estágio não-obrigatório não pode receber BATO, mas por lei, devem receber auxílio transporte do ente concedente do estágio, para além da contraprestação de seu trabalho.

Para mais informações ou em caso de dúvidas, Fale Conosco.

Regulamentação

• Resolução GR-034/2012 (Cria o Programa Auxílio Transporte para Licenciaturas destinado aos alunos de graduação em estágio obrigatório na modalidade Licenciatura dos cursos da Unicamp);
  • Resolução GR-007/2024 (número e valores de bolsas e auxílios estudantis para 2024).