BAT – Benefício de Auxílio Transporte

O que é?

A BAT é uma das bolsas sociais da DEAPE, compondo com estas um mesmo edital e processo seletivo. Este benefício visa custear dois passes populares do transporte público coletivo municipal por dia útil, para estudantes com dificuldades financeiras para se deslocar até a Unicamp. Além disso, concede isenção da taxa de alimentação

Quem pode se candidatar?

Estudantes de graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado), independente de seu ano de ingresso, que atendam os requisitos detalhados na Deliberação CEPE-A-003/2012 e no edital de Bolsas Sociais. Uma vez avaliada e aceita a inscrição, o número de bolsas disponível é distribuído, até se esgotar, para estudantes de menor Índice de Classificação Socioeconômica (IC).

Como se inscrever?

A inscrição para BAT consiste no preenchimento de dados na área das Bolsas Sociais no Sistema SIG, onde também é indicada a documentação a ser anexada (detalhada também no edital de Bolsas Sociais). As datas de inscrição para quem é e para quem não é ingressante são diferentes: confira sempre o calendário e o edital no site da DEAPE e no Sistema SIG.

Para mais informações sobre os procedimentos, consulte:

Detalhes da Bolsa

• Valor da bolsa: o valor de dois passes populares do transporte público coletivo da cidade de Campinas multiplicado pelos dias úteis do mês base de pagamento. O pagamento é mensal.
  • Isenção da taxa de alimentação: três refeições diárias gratuitas (café da manhã, almoço e jantar) nos restaurantes universitários da Unicamp.
  • Conta bancária de recebimento: conta corrente individual do Banco do Brasil ou Santander.
  • Número de bolsas: 774 bolsas + 30 bolsas destinadas a estudantes em situação de refúgio.
  • Carga horária exigida: não há carga horária a ser cumprida.
  • Duração/Tempo de vigência: máximo de 12 meses (é necessário se inscrever novamente a cada ano para continuar recebendo o benefício).

Importante

• Durante a vigência do período de inscrições ao processo seletivo de bolsas, a DEAPE realiza reuniões online para o esclarecimento de dúvidas sobre as bolsas e seus processos de candidatura. A iniciativa faz parte do Projeto De Braços Abertos.
  • Bolsistas BAT terão automaticamente isenção da taxa de alimentação nos restaurantes universitários para três refeições diárias, sem necessidade de se inscreverem no processo seletivo da BITA.

Para mais informações ou em caso de dúvidas, Fale Conosco.

Regulamentação

Benefício Emergencial de Atividades Não Presenciais (BENP)

O BENP foi instituído durante a pandemia do Covid-19, para substituir a BAT, a BATO e todos os auxílios transporte associados a outras bolsas. Visava-se auxiliar estudantes da Unicamp com as despesas necessárias para o cumprimento das atividades remotas. Foi uma medida temporária tomada pela universidade, e hoje em dia não vigora mais, uma vez que as atividades presenciais retornaram, e com elas a BAT, BATO e todos os auxílios transporte.