BAS-IC – Bolsa Auxílio-Social Incentivo Complementar

O que é?

É uma modalidade da BAS e foi criada para que se possa ser bolsista BAS mesmo recebendo bolsa, de valor menor, de outro programa financiador de projetos acadêmicos. A ideia é complementar o valor dessa outra bolsa com o que faltar para atingir o valor integral de uma BAS, além de conceder isenção da taxa de alimentação e auxílio transporte, benefícios previstos na BAS.

Quem pode se candidatar?

Estudantes de graduação, que atendam aos requisitos detalhados na Deliberação CEPE-A-003/2012 e no edital de Bolsas Sociais deste ano, e que atuem em projetos de ensino, pesquisa ou extensão de órgãos públicos brasileiros, recebendo bolsas autorizadas a se combinarem com a BAS-IC, sendo estas:

Como se inscrever?

1. Se já é bolsista BAS, é necessário que comunique à DEAPE, por e-mail ou presencialmente, sobre a nova bolsa que receberá, fornecendo à DEAPE o termo de aceite desta nova bolsa. Então, será verificada a possibilidade de mudar a modalidade de BAS para BAS-IC.
  2. Se ainda não é bolsista BAS, é preciso se inscrever no processo de seleção da BAS (Orientações de Inscrição para Bolsas Sociais). Se ficar dentro da classificação de contemplação, poderá obter BAS-IC automaticamente, se a outra bolsa que recebe for gerenciada pela PRP da Unicamp (Pró-Reitoria de Pesquisa). Porém, se a PRP não gerencia sua outra bolsa, é necessário fornecer o termo de aceite desta ao Serviço Social da DEAPE, para que se saiba que você precisa ser bolsista BAS-IC.

Para todos os cenários, a contemplação depende do número disponível de bolsas BAS-IC. Estudantes que não entrem nessas vagas deverão desistir de uma das duas bolsas

Para mais informações sobre os procedimentos, consulte o Manual do Sistema SIG.

Detalhes da Bolsa

• Valor da bolsa:  Valor da BAS (R$ 816,00) menos o Valor da outra bolsa + auxílio transporte (valor de 2 passes de transporte público coletivo da cidade de Campinas por dia útil do mês base de pagamento). O pagamento é mensal.
  • Isenção da taxa de alimentação: três refeições diárias gratuitas (café da manhã, almoço e jantar) nos restaurantes universitários da Unicamp.
  • Conta bancária de recebimento: conta corrente individual do Banco do Brasil ou Santander.
  • Número de bolsas: 300 bolsas.
  • Carga horária exigida: A carga horária a ser cumprida é aquela exigida para o cumprimento do projeto, alheio à BAS, pelo qual se recebe bolsa.
  • Duração/Tempo de vigência: depende dos tempos de duração da BAS (um ano) e da bolsa do outro programa. Dura enquanto ambas estiverem em vigência concomitantemente.

Importante

• Durante a vigência do período de inscrições ao processo seletivo de bolsas, a DEAPE realiza reuniões online para o esclarecimento de dúvidas sobre as bolsas e seus processos de candidatura. A iniciativa faz parte do Projeto De Braços Abertos.
  • Bolsistas BAS-IC terão automaticamente isenção da taxa de alimentação e auxílio transporte, sem necessidade de se inscreverem especificamente para esses benefícios.

Para mais informações ou em caso de dúvidas, Fale Conosco.

Regulamentação