AUGM – Associação de Universidades do Grupo de Montevidéu

O que é?

Consiste em uma rede de 22 universidades públicas da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai, formada em 1991, cujo objetivo é contribuir para o fortalecimento e consolidação da educação superior, bem como consolidar a investigação científica e tecnológica nesses países. Ao longo dos anos, foram criados diversos programas neste sentido, dentre eles, os de mobilidade acadêmica (estudantil, docente e de pesquisa) – las Escalas: Docente, de Estudiantes de Grado, de Estudiantes de Posgrado, e de Gestores y Administradores. A DERI (Diretoria Executiva de Relações Internacionais da Unicamp) tem convênio com essa rede. Confira a Presentación da AUGM e outras informações em seu site.

Bolsa

Estudantes intercambistas de programas da AUGM, a depender do disposto nos editais dos respectivos programas, poderão receber bolsa e benefícios oferecidos pela DEAPE para sua estadia na cidade de campus da Unicamp onde ficarem.

Como se inscrever?

Estudante concorre por bolsa segundo as diretrizes do edital de intercâmbio em que se inscreveu.

Detalhes da bolsa

• Valor da bolsa: R$7.200,00 (pagos em 4 parcelas de R$1800,00).
  • Isenção da taxa de alimentação: intercambista tem direito a três refeições diárias (café da manhã, almoço e jantar) gratuitas, nos restaurantes universitários da Unicamp.
  • Número de bolsas: 40 bolsas anuais.

Para mais informações ou em caso de dúvidas, contate a AUGM, a DERI, ou Fale Conosco.

Regulamentação

• Resolução GR-007/2024 (número e valores de bolsas e auxílios estudantis para 2024);
  • Portaria GR-50/1993 (Cria o Programa de Intercâmbio de Estudantes com Instituições de Ensino Superior do Exterior);
  • Editais a serem divulgados no site da AUGM e/ou da DERI.