O que é?
O Projeto de Braços Abertos surgiu para esclarecer as dúvidas dos calouros que estão chegando à Unicamp e ainda não conhecem a Assistência Estudantil. A preocupação do Serviço Social com o calouro não é somente na sua chegada e sim acompanhá-lo até a sua total desvinculação da Universidade.
Esse projeto busca contribuir para que o estudante da Unicamp, mais especificamente aqueles que apresentam carência que impossibilitam ou dificultam os mesmos de se manterem na universidade, sejam acolhidos e integrados com os diversos aspectos da vida universitária. Dentro desse projeto a O. S. visa promover a mudança do Ensino Médio para a vida universitária de forma tranquila e respeitosa, orientando sobre os serviços disponíveis pela Diretoria Executiva de Apoio e Permanência Estudantil.
O estímulo à participação desses alunos em nosso Processo Seletivo objetiva efetivar o direito de que todos os alunos possam concorrer às Bolsas-Auxílio, não se esquecendo de integrar o aluno com os projetos disponibilizados pela DEAPE, para que o mesmo possa exercer sua autonomia visando assim a emancipação humana. Com o Acompanhamento pode-se garantir que o aluno tenha o apoio do Serviço Social durante os diversos momentos da sua vida, contribuindo assim para a concretização de sua formação acadêmica e seu desenvolvimento pessoal.
O Serviço Social da DEAPE recepciona os calouros nos primeiros dias com o Plantão de Dúvidas: “Oficinas Informativas sobre a Assistência Estudantil da Unicamp e como fazer para ter acesso”, as oficinas acontecerão na DEAPE, nestas oficinas o aluno também contará com a presença da Orientação Jurídica e Educacional. Nesses dias, os alunos interessados poderão esclarecer as dúvidas existentes sobre os auxílios oferecidos pela DEAPE.
Como participar?
- As datas das palestras do Projeto de Braços Abertos serão divulgadas no Calendário do Processo Seletivo;
- Para participar compareça no Serviço Social nas datas informadas, a entrada é por ordem de chegada.