O que é?
O estágio é uma prática de aprendizado em que estudantes realizam atividades em ambiente de trabalho, de forma supervisionada, desenvolvendo habilidades necessárias à atuação profissional de sua área. O estágio não obrigatório é atividade opcional remunerada, acrescida à carga horária regular obrigatória.
O setor de Estágios e Empregos da DEAPE disponibiliza a estudantes, às empresas concedentes e agentes de integração dessas empresas, o acesso ao Sistema Carreiras Unicamp, onde a conexão entre estas partes é facilitada. Confira as oportunidades de estágio no Sistema Carreiras.
Quem pode se candidatar?
Estudantes de graduação de matrícula regular na Unicamp cujo Coeficiente de Progressão (CP) seja maior ou igual ao valor de CP requerido para o programa de estágio do curso. Se caso não houver CP estabelecido, este deve ser maior ou igual a 0,4 (40% do curso concluído). Além disso, a possibilidade de realizar estágio deve constar no Projeto Pedagógico do curso como parte de disciplina obrigatória ou não.
Como se inscrever?
Os meios de encontrar e se candidatar para vagas de estágio variam. Uma das possibilidades é entrar na área de “Oportunidades”, do Sistema Carreiras Unicamp. Nela estão indicadas oportunidades de estágio nas diferentes áreas do conhecimento. Clicando nas opções é possível saber mais sobre a vaga e se candidatar. O processo seletivo varia de estágio para estágio, a depender do concedente.
Após seleção e convocação, estudante e parte concedente do estágio receberão um e-mail pedindo que ambos assinem o Termo de Compromisso de Estágio (TCE), que deve receber aprovação da Coordenação de Graduação do Curso do aluno e interveniência da UNICAMP.
Detalhes do estágio
- Valor da bolsa: deve-se receber, além de auxílio transporte, uma bolsa ou outra forma de contraprestação a ser acordada com a parte concedente do estágio.
- Isenção da taxa de alimentação: Não é concedida.
- Conta bancária de recebimento: conta corrente individual do Banco do Brasil ou Banco Santander.
- Duração/tempo de vigência: determinado pela parte concedente do estágio. Normalmente varia de 6 meses a um ano, havendo necessidade de renovação se todas as partes desejarem manter o estágio por mais um período.
- Carga horária exigida: não pode exigir mais de 30 horas semanais, ou no caso de cursos que alternam teoria e prática, mais de 40 horas semanais, de forma a não coincidir com os horários de aula.
- Número de vagas de estágio: independe da Unicamp. Ao querer realizar estágio não obrigatório deve-se procurar instituições que estejam oferecendo tais vagas.
Importante
- Estudantes que realizam estágio não obrigatório não podem receber Bolsa Auxílio Transporte Obrigatório (BATO), mas devem receber por lei, auxílio transporte da empresa concedente.
- Estágios que duram 1 ano ou mais devem conceder ao menos 30 dias de férias, preferencialmente de forma a coincidir com as férias letivas. No caso de o estágio durar menos de um ano, deve-se conceder período de férias proporcional.
Para mais informações ou em caso de dúvidas, confira os Manuais do Sistema Carreiras Unicamp ou Fale Conosco.
Regulamentação
- Deliberação CAD-A-003/2019 (Dispõe sobre as taxas em convênios que tenham como finalidade a realização de estágios por estudantes dos cursos de graduação);
- Resolução GR-075/2021(Dispõe sobre as regras para a realização de estágios acadêmicos pelos alunos dos cursos de Graduação da UNICAMP).