O que é?
É uma das bolsas sociais da DEAPE, compondo com estas, um mesmo edital e processo seletivo. A BAEF, concede a estudantes, com pelo menos 75% de seu curso concluído, a oportunidade de participarem remuneradamente em projetos de sua área de estudo (Projetos BAEF) com o objetivo de aprimorar seus conhecimentos teóricos e práticos, preparando-os para o mercado de trabalho. Para esta atividade recebem orientação de especialista proponente do projeto. Junto à bolsa, são concedidos também isenção da taxa de alimentação e auxílio transporte.
Quem pode se candidatar?
Estudantes de graduação, com matrícula regular na Unicamp, que tenham pelo menos 75% de seu curso concluído, e que atendam os requisitos detalhados na Deliberação CEPE-A-003/2012 e no edital de Bolsas Sociais deste ano. Uma vez avaliada e aceita a inscrição, o número de bolsas disponível é distribuído, até se esgotar, para estudantes de menor Índice de Classificação Socioeconômica (IC).
Como se inscrever?
A inscrição para a BAEF consiste no preenchimento de dados na área das Bolsas Sociais no Sistema SIG, onde é indicada a documentação a ser anexada (detalhada também no edital de Bolsas Sociais). Neste mesmo sistema, uma vez deferido para a BAEF, deve-se preencher o Mini Currículo BAEF e selecionar, no período estipulado, o projeto no qual tem-se interesse em trabalhar. As datas de inscrição para ingressantes e para veteranos(as) são diferentes: confira o calendário e o edital no site da DEAPE e no Sistema SIG.
Para mais informações sobre os procedimentos, confira:
- Manual de inscrição para Bolsas Sociais
- Orientações para Inscrição nas Bolsas Sociais
- Seleção de Projeto BAEF
- Manual do Sistema SIG
Detalhes da Bolsa
- Valor da bolsa: R$1088,00 + valor de 2 passes populares de transporte coletivo da cidade de Campinas por dia útil do mês subsequente ao mês base de pagamento. O pagamento é mensal, realizado no mês subsequente ao mês base de pagamento.
- Isenção da taxa de alimentação: Sim. Três refeições diárias gratuitas (café da manhã, almoço e jantar) nos restaurantes universitários da Unicamp.
- Conta bancária de recebimento: conta corrente individual do Banco do Brasil ou Santander.
- Número de bolsas: 50 bolsas.
- Carga horária exigida: máximo de 20 horas semanais/80 horas mensais.
- Duração/Tempo de vigência: máximo de 12 meses (é necessário se inscrever novamente a cada ano para continuar recebendo o benefício).
Importante
- Durante a vigência do período de inscrições ao processo seletivo de bolsas, a DEAPE realiza reuniões online para o esclarecimento de dúvidas sobre as bolsas e seus processos de candidatura. A iniciativa faz parte do Projeto De Braços Abertos.
- Bolsistas BAEF terão automaticamente isenção da taxa de alimentação e auxílio transporte, sem necessidade de se inscreverem especificamente para estes benefícios.
- Bolsista receberá pagamento apenas mediante o atestado de sua frequência, a ser realizado mensalmente pelo(a) orientador(a).
- Bolsistas podem consultar suas Frequências Atestadas, Pagamentos e Informe de Rendimentos no Sistema SIG.
- No encerramento da bolsa recebe-se um certificado correspondente ao período desta, após o preenchimento da Avaliação do Projeto BAEF, por orientador(a) e estudante.
Para mais informações ou em caso de dúvidas, consulte o Manual do Sistema SIG ou Fale Conosco.
Regulamentação
- Deliberação CEPE-A-003/2012 (Critérios para inscrição e seleção ao Programa de Bolsas Auxílio do SAE);
- Resolução GR-007/2024 (número e valores de bolsas e auxílios estudantis para 2024);
- Resolução GR-049/2012 (Institui a Bolsa Auxílio Estudo e Formação – BAEF);
- Edital de Bolsas Sociais a ser divulgado anualmente no site da DEAPE e no Sistema SIG.