Conteúdo principal Menu principal Rodapé
11ª Edição

Um disco D`E(n)casa

Um disco D`E(n)casa
Um disco D`E(n)casa

Equipe Participante:

Hugo Fonseca de Figueiredo 174739 – bacharelado em cordas popular – intérprete/compositor/diretor de arte.
Eliza de Manincor Basile 170401 – bacharelado em cordas popular – intérprete/compositora/diretora de mídias sociais.
Nicolas Felipe da Silva 204151- bacharelado em saxofone – intérprete/compositor/produtor.
Lucas Slanzon 202115 – bacharelado em percussão popular -intérprete/compositor/coordenador de audiovisual.
Mateus Martins França 184093 – bacharelado em cordas popular – intérprete/compositor/engenheiro de som.
Henrique Simas de Ataíde 198856 – bacharelado em cordas popular – intérprete/compositor/tesoureiro.

Sinopse:

O Encasa é um projeto coletivo já em curso, produzindo música instrumental onde aspectos da improvisação e interação musical fundamentam o desenvolvimento estético do grupo. No entanto, considerando os problemas sanitários atuais, o projeto viu a possibilidade de reconfigurações desse desenvolvimento através da atuação em suportes digitais e do apoio do 11º edital Aluno Artista.

Considerando esta mudança, o Encasa propõe a criação musical e o suporte para esses músicos à partir de suas próprias casas, movimentando a cena de música instrumental local e resguardando o artista e público das mazelas da pandemia. Além de ressignificar a forma em que se dá essa prática de música improvisada, desvelando novos desafios e, consequentemente, horizontes estéticos a serem percorridos através dos aparatos de mediação.

Para que isso seja possível, o projeto almeja o lançamento de um disco que gerará um diálogo com a sociedade sobre aspectos extra-musicais do dia-a-dia do artista em seu ofício de criação – como a montagem da estrutura de gravação, mixagem, edição audiovisual, por exemplo – de forma a expandir sua atuação nos territórios digitais. Soma-se a isto, um elo à comunidade acadêmica, onde as possíveis descobertas da experiência do projeto possam embasar uma pesquisa sobre criação e performance em meios digitais.

Pensando na permanência desse fazer musical, bem como sua aproximação com o público, o Encasa se mostra não só como um projeto artístico-acadêmico, mas também como prática urgente aos músicos/as dessa cena musical que se viram assolados pelo mundo pandêmico.

Instagram: Encasa Coletivo

Ir para o topo