Tempo de (en)cantar o tempo
Modalidade de Expressão Artística: Música
Proponente: Vinícius Barbosa De Sousa Gomes (RA: 225315) Curso: 22
Co-autor: Lucas Linardi Carrasco (RA: 182594) Curso: 22
Assistente: Não há
Equipe Participante: Vinícius Barbosa de Sousa Gomes, 225315 , Música (Piano Popular), pianista, compositor e produtor Lucas Carrasco, 182594, Música Popular (Guitarra), guitarrista, compositor e produtor Deborah Ferraz Neiva Gontigo, 116602, Música (Canto Popular); cantora, compositora e produtora
Sinopse:
O projeto “Tempo de (en)cantar o tempo”, proposto pelo trio de piano, guitarra e voz Vinícius Gomes, Lucas Carrasco e Deborah Ferraz, pretende desenvolver e apresentar uma série de atividades que dialoguem com o contexto atual em que estamos, visando repensar o fazer artístico, em especial o musical, nesses “novos tempos”, refletindo sobre o cenário de crise sanitária e política que enfrentamos.
Diante desses tempos ditos “sombrios”, que nos trazem tantas inseguranças e incertezas, nosso trio também se move pela vontade de valorizar o dito “tempo da delicadeza”, em que buscamos nos atentar às coisas poucas e simples. Nesse estado de fragilidade em que nos encontramos diante de seres invisíveis (como esse vírus) e, ao mesmo tempo, de certa impotência em relação ao que vemos, temos pensado bastante sobre a transitoriedade da vida, sobre a nossa impermanência nesse mundo, e como a arte pode se apresentar como um dos modos de “salvar” nossos tempos. Fazer arte tem sido uma forma de re(existência), através da qual podemos estar com outros mesmo à distância, quem sabe, mesmo após a morte.
Nosso repertório será constituído de composições autorais, releituras e arranjos de canções de diversos artistas que (en)cantaram e (en)cantam o(s) tempo(s). Com esse projeto, por meio da música e do diálogo com a sociedade, buscamos formas de enaltecer os tempos de encontro humano, apostando que podemos, mesmo que fisicamente distantes, dar apoio uns aos outros e nos unir fraternalmente com nossos pares e a comunidade.
Introdução:
O projeto “Tempo de (en)cantar o tempo” pretende realizar: 2 lives, 7 materiais audiovisuais curtos, apresentando parte do repertório desenvolvido ao longo do processo, e 1 material audiovisual com a apresentação final resultante, totalizando 10 atividades virtuais, que ficarão disponíveis em plataformas virtuais, redes sociais, canais do trio e do SAE.