Modalidade de Expressão Artística: Artes Cênicas
Proponente: Claudia Monique Silva Ferreira (RA: 149147) Curso: 87
Co-autor: Alanis Mahara Silva Borges (RA: 212253) Curso: 26
Assistente: Katheleen dos Santos Costa (RA: 177621) Curso: 64
Equipe Participante: Claudia Monique Silva Ferreira – 149147 – Artes Cênicas – Produtora e Atriz. Alanis Mahara Borges- 212253 – Artes Cênicas – Dramaturga, Mediadora das Mesas. Ketheleen dos Santos Costa – 177621 – Diretora de imagem, Designer de Arte.
Sinopse:
O projeto “Tem teatro(s) na tela?” pretende desenvolver uma proposta de teleteatro, ou seja, um acontecimento teatral em plataforma de mídia. Essa adaptação das artes cênicas para a tela tem voltado à tona com a interrupção das atividades culturais presenciais por conta da pandemia da COVID-19.
O texto explora os desgastes ocasionados pelo confinamento para nós e para aqueles que nos são próximos. As fricções interpessoais são postas à prova quando a convivência se amplia e o resultado é um cotidiano exposto ao limite, prestes a ferir, a ausentar e criar apatia. Resultante das violências e das práticas que anunciam tempos intolerantes, a busca diária se volta para a necessidade de suportar para continuar. Nesse processo a tendência que se aproxima de nossas vivências é a da apatia. Muito nos choca, mas nada nos choca, tudo nos atravessa, tudo nos fere, mas esquivamos. A escrita da peça resultará de relatos e improvisos que irão mapear as fricções familiares atuais, além de estudar o impacto das tantas informações que nos chegam e podem gerar apatia.
Em parceria com o Laboratório de Dramaturgia e Escritas Performativas do Departamento de Artes Cênicas da UNICAMP, o projeto engloba mesas redondas para dialogar e refletir sobre a dramaturgia e realização de duas leituras dramáticas. A construção do texto teatral e sua encenação em plataforma online com transmissão ao vivo reconhecem para sua produção as especificidades contemporâneas das artes na tela, como a dificuldade de manter um público atento e presente.
Introdução:
O Teleteatro foi um movimento muito forte no Brasil nos anos 50, no início das transmissões televisivas. Após o surgimento das telenovelas nos anos 60 o movimento perdeu força. Porém surge em 1974 o “ Teatro 2” na TV Cultura, criação de Nydia Lycia, que trouxe novamente peças teatrais para as telas da TV. Já agora em 2020, com o isolamento social devido à pandemia da COVID-19, os teatros foram fechados sem perspectivas de data de retorno. Como alternativa, surge uma terceira onda de Teleteatro, agora voltada para apresentações em redes sociais como YouTube, Instagram, e plataformas como o Zoom. A fim de continuar produzindo, decidimos investigar essa contracenação a distância, e temos refletido sobre a possibilidade real de construir experiências artísticas nas artes da presença, mesmo sem a presença física do artista e do público.
A dramaturgia será criada a partir das concepções de dramaturgismo, resultando em um processo concomitante aos improvisos cênicos acerca das vivências experimentadas no período de confinamento, sobretudo explorando as dificuldades coletivas decorrentes deste momento de exceção, como a apatia e o desgaste das relações pessoais.
Além da peça e das apresentações, também oferecemos duas leituras dramáticas: Mãe Coragem de Bertold Brecht, com o Grupo Casca de Teatro, do qual a proponente participa, e também a peça: “O Ovo e a Galinha e a Revolução” de Igor Nascimento.
Contaremos também com 4 (quatro) mesas redondas buscando refletir sobre dramaturgia, especialmente referentes às novas perspectivas que se apresentam no contexto de pandemia.