Conteúdo principal Menu principal Rodapé
10ª Edição

R.P.S.O.T.D.R. ou Reunião Passageira Sobre Os Talos Da Ribeira, um experimento virtual

R.P.S.O.T.D.R. ou Reunião Passageira Sobre Os Talos Da Ribeira, um experimento virtual
R.P.S.O.T.D.R. ou Reunião Passageira Sobre Os Talos Da Ribeira, um experimento virtual

Modalidade de Expressão Artística:  Artes Cênicas

Proponente: Larissa Garcia Alves (RA: 200842) Curso: 26
Co-autor: Gabriel Gonçalves Cocovile (RA: 197342) Curso: 26
Assistente: Não há

Equipe Participante: Felipe de Souza – 196720 – Artes Cênicas – ator; Gabriel Gonçalves Cocovile – 197342 – Artes Cênicas – ator; Giovanna Ueda Morales – 198071 – Artes Cênicas – atriz; Larissa Garcia Alves – 200842 – Artes Cênicas – atriz;

Sinopse:

Em um universo virtual paralelo, no qual as leis da física e as propriedades químicas não obedecem à lógica que conhecemos, quatro indivíduos se encontram isolados em uma tela. Quatro retângulos pequenos contidos em um maior, onde protocolos, pautas e todos os trâmites burocráticos definem a realidade dessas criaturas que, distantes, precisam discutir, conversar, elaborar, discorrer… Advertência: as definições de vírus foram atualizadas. Por indício de perigo iminente e ameaça constante, é necessário triplicar a atenção. Um, dois, três, quatro. Tá faltando um… Goiaba, cadeiras, protocolos, botões, conexões. E um baile. É necessário seguir as regras. Naquilo que não se vê, não se pode confiar.

Introdução:

A Companhia Adequada de Teatro, através do Programa Aluno Artista, busca a continuidade e expansão de sua pesquisa nas artes cênicas, iniciada em agosto de 2018, na disciplina AC440 – Linguagens da Ação Cênica, ministrada pelo Prof. Matteo Bonfitto, e ressignificada pelo período de isolamento social. Partindo do primeiro espetáculo da Companhia, “R.P.S.O.T.D.R. ou Reunião Passageira Sobre Os Talos Da Ribeira”, este projeto é uma investigação sobre possibilidades de encontro com o público, mesmo nas circunstâncias atuais, em que a virtualidade se apresenta como o meio mais importante e necessário para estabelecer essa conexão. O sentimento de estar em contato com o outro sem poder tocá-lo reverbera intensamente na maneira como as pessoas passam a se relacionar e, dessa forma, se transpõe inclusive para nossa arte.
Partindo desses desafios, o projeto é estruturado em três frentes: produção e veiculação de fragmentos audiovisuais desenvolvidos a partir da pesquisa da Companhia sobre os desdobramentos do Teatro do Absurdo (quinzenalmente); promoção de ações formativas online em sistema de debates compostos pela Companhia e artistas convidados, com temas que dialogam com a relação arte/pandemia (mensalmente); e elaboração e lançamento do experimento virtual do espetáculo e de um documentário sobre esse processo de criação (no último mês de execução do projeto). Busca-se, por meio dessas ações, proporcionar à comunidade momentos de reflexão e confraternização, transpondo esses encontros, antes presenciais, para o meio virtual, garantindo o distanciamento que o momento sanitário exige.

R.P.S.O.T.D.R. ou Reunião Passageira Sobre Os Talos Da Ribeira, um experimento virtual
Ir para o topo