Conteúdo principal Menu principal Rodapé
10ª Edição

Para tempos de incerteza

Para tempos de incerteza
Para tempos de incerteza

Para tempos de incerteza

Modalidade de Expressão Artística:  Artes Integradas

Proponente: Larissa Furlani Blanco (RA: 219784) Curso: 26
Co-autor: Pedro Alvares Ribeiro (RA: 223198) Curso: 26
Assistente: Uma Moric Vilela Mariano (RA: 196283) Curso: 25

Equipe Participante: Ana Praxedes RA: 193798 Curso: Música Função no projeto: Musicista, diretora de som Nome: Eduardo Moric Vilela Mariano RA: 196283 Curso: Artes Visuais Função no projeto: Assistente e ilustradore Nome: Júlia Leite Cassa RA: 200243 Curso: Ciências Sociais Função no projeto: Atriz Nome: Larissa Blanco RA: 219784 Curso: Artes Cênicas Função no projeto: Proponente e Atriz Nome: Pedro Alvares Ribeiro RA: 223198 Curso: Artes Cênicas Função no projeto: Co-Autor, Ator, Designer Nome: Valentina Ghiorzi Safatle RA: 225029 Curso: Artes Cênicas Função no projeto: Atriz

Sinopse:

O atual cenário é delicado, em tempos de isolamento social, entendemos que a arte pode ser uma ferramenta de expressão muito importante. Pretendemos explorar as incertezas dos tempos atuais para dar vazão às questões que nos afligem e sensibilizar-nos à experimentação criativa como combustível para diferentes trocas e experimentações.

O projeto se baseia na educação inventiva em tempos de incerteza (KASTRUP, 2016) a partir do processo criativo de artes integradas. Deste modo, para além de um produto final, o grupo busca explorar a criação coletiva e a construção de um ambiente comum durante o momento ímpar que vivemos.

Desse processo de invenção sairão três materiais: Clubes da Leitura, Dinâmicas de Criação e Videoarte. Pretendemos criar espaços virtuais para compartilhar, conversar e habitar a incerteza e, com isso, produzir. A fim de dar luz ao sentimento singular e coletivo do atual cenário político, sanitário, social, o processo será fio condutor de todo o projeto. Tudo será divulgado pelas páginas do grupo no Instagram e Facebook.

Introdução:

O grupo se juntou com o intuito de pesquisar a linguagem da contação de histórias. Apesar das consequências do isolamento social, continuamos nossos encontros semanais, de maneira virtual, desde o início da quarentena. Com o passar dos meses e dos desdobramentos da pandemia, passamos a explorar outros gêneros textuais, como mitos, poesias e textos de filosofia e psicologia.

Essa experiência foi significativa para o grupo, principalmente porque, nesse contexto sem precedentes em nossas vidas, as reuniões se tornaram um espaço de trocas e compartilhamentos. Os textos lidos ressoavam as questões individuais e coletivas. Surgiu, então, a vontade de canalizar todo esse processo em uma produção artística integrada entre as artes cênicas, visuais e musicais, sob orientação pedagógica da professora doutora Lucienne Guedes Fahrer.

Provocado por ideias de Virginia Kastrup, o grupo vê no cenário atual a possibilidade de inventar estratégias para construção de um novo mundo comum. Em “Educação e Invenção em tempos de incerteza”, a autora já previa o agravamento dos efeitos do modelo capitalista de desenvolvimento e contava com uma educação inventiva para engajamento diante da experiência de incerteza. Invenção essa que, como descreve, diz respeito à elaboração de novos questionamentos, que provém do acolhimento e habitação no incerto.

Com este projeto, pretendemos explorar as incertezas dos tempos atuais – que vão desde os problemas sanitários até as questões políticas e econômicas – a partir da invenção. Para tanto, propomos três ações: Clubes da Leitura, Dinâmicas de Criação e a produção de uma Videoarte.

Para tempos de incerteza
Ir para o topo