Conteúdo principal Menu principal Rodapé
11ª Edição

Não vamos para Moscou?

Não vamos para Moscou?
Não vamos para Moscou?

Equipe Participante:

Augusto Trainotti R.A: 245478. Curso: dança. Função: diretor e bailarino.
Rafaela Tonela R.A: 245601. Curso: dança. Função: bailarina.
Victor Lopes R.A: 177943. Curso: música. Função: composição da sonoplastia e trilha sonora.
Elis Laszlo R.A: 196351. Curso: artes visuais. Função: direção de arte (figurino e cenário)

Sinopse:

`Verchínin: O tema? Quer que sonhemos, por exemplo, com a vida que virá depois de nós, daqui a duzentos ou trezentos anos?` As Três Irmãs, Anton Tchekov.

Quais são os sonhos possíveis frente à pandemia mundial de covid-19? Que horizontes podem ser imaginados dentro de um estado de isolamento social? Como compartilhar perspectivas de futuro através da dança?

A partir dessas questões, o projeto `Não vamos para Moscou?` visa à produção e exibição de um vídeo-dança, a ser desenvolvido em processo de pesquisa, com base na peça `As Três Irmãs`, de Anton Tchekhov.

A proposta é lançar um olhar contemporâneo para as reflexões de futuro, levantadas por Tchekhov no início do século XX, investigando paralelos possíveis entre as perspectivas sonhadas por personagens da peça e horizontes imaginados pelos artistas integrantes do projeto, vivendo sob isolamento social.

Não vamos para Moscou?

Projeto Não Vamos para Moscou?

“…e se vivêssemos uma vida como quem faz um rascunho (…)?”
As Três Irmãs, Anton Tchekhov.

Um filme livremente inspirado na peça As Três Irmãs, de Anton Tchekhov, gravado em VHS nas ruínas ferroviárias da antiga Cia Mogiana de Estradas de Ferro, Não vamos para Moscou? é uma dança do entretempo. Uma fricção entre algumas condições das personagens da obra russa e memórias e perspectivas de futuro dos bailarinos. Enquanto na peça os personagens vivenciam uma tensão gerada pela impossibilidade de participação em seus próprios sonhos de futuro, o filme busca, através do movimento, a redescoberta do encontro, da possibilidade de sonhar e a elaboração de rotas de fuga.

O trabalho é resultado de jogos improvisacionais que cruzam um vocabulário de movimento, levantado de maneira virtual e remota durante quatro meses de pesquisa em improvisação, e o encontro presencial com um novo espaço, com um novo corpo e com a câmera. A dança é abordada como delírio, implosão e como o primeiro gesto em direção à fuga.

Assista o teaser: https://www.youtube.com/watch?v=to6OA0ElQek

Ficha Técnica

Direção e concepção: Augusto Trainotti
Criação e dança: Augusto Trainotti e Rafaela Tonela
Cinematografia: Esmir Filho
Arte: Elis Laszlo
Captação de áudio e trilha sonora: Victor Lopes
Orientação: Juliana Moraes e Lucienne Guedes
Realização: pró-reitoria de graduação da Universidade Estadual de Campinas.
Projeto contemplado pela 11a edição do Programa Aluno Artista.

Estreia no dia 15 de dezembro de 2021 às 20h, através do Youtube do Portal Mud. O vídeo ficará disponível até o dia 1 de janeiro de 2021.

**No dia 17/12 ocorrerá uma exibição seguida de roda de conversa na Mostra Aluno Artista, através do youtube do Programa Aluno Artista.

Ir para o topo