Modalidade de Expressão Artística: Artes Integradas
Proponente: Nathanael Maffei de Araújo Martins (RA: 185061) Curso: 16
Co-autor: Fernanda Xavier Sabino de Oliveira (RA: 171462) Curso: 23
Assistente: Isabela Berto Tescarollo (RA: 175057) Curso: 23
Equipe Participante: Henrique César Hokamura Silva, 174514, intérprete-criador convidado
Sinopse:
O projeto ‘corpo, quase, casa’ utiliza da interdisciplinaridade do conhecimento em dança, música e audiovisual dos artistas para pesquisar e produzir conteúdos relativos à linguagem da videodança. Tendo em vista o momento histórico em que nos encontramos, a pesquisa passa por diferentes perspectivas relacionais do isolamento social e dos acontecimentos globais deste período. Além da investigação das potencialidades criativas ao relacionar dança, música e audiovisual, o projeto tem na experimentação com procedimentos eletrônicos um importante eixo. A videodança aparece aqui, portanto, tanto como manifestação dessa interdisciplinaridade, como lugar privilegiado para a fomentação da empatia cinestésica. A música será desenvolvida especialmente para cada videodança, utilizando métodos e técnicas eletroacústicos, numa linguagem que busca tensionar elementos experimentais (numa abordagem concreta, atonal) e comunicação musical (linguagens musicais mais difundidas e associadas amplamente com a percepção musical). O projeto toma as tecnologias de comunicação digital como suporte de integração com o público, de forma que não se trate de uma parte anexa ou de entrave, mas como elemento criativo que se relacionará com os demais.
O projeto será realizado pelo músico proponente Nathanael Martins, pelas 2 dançarinas co-autoras, Isabela Berto e Fernanda Xavier, além do dançarino convidado Henrique Hokamura. Visa desenvolver 4 videodanças num processo criativo dialógico envolvendo as diferentes linguagens estéticas, além de 1 live no primeiro mês e uma conferência digital ao fim do projeto, compartilhando o processo criativo.
Introdução:
O projeto ‘corpo, quase, casa’ se fundamenta na investigação do corpo dançante em relação com o espaço-meio em que as intérpretes-criadoras se encontram, no caso suas respectivas residências, para a criação de quatro videodanças (com duração entre 7 e 12 min.). Além do fator espaço, as artistas também terão como estímulo provocador músicas que serão compostas exclusivamente para este projeto pelo músico proponente. Sendo assim, o projeto integrará a dança, a música e o vídeo em uma amálgama que resultará na linguagem videodança. No primeiro mês do projeto será realizada a revisão dos materiais bibliográficos, leituras e vídeos, que resultará em uma live sobre videodança e o corpo em quarentena. Após esta etapa as intérpretes-criadoras, cada uma em sua respectiva residência, gravarão suas investigações do corpo dançante em relação aos conflitos gráficos, de planos, volumes, luz, sonoros e espaciais. Criando assim um arquivo de estudos que será usado posteriormente para edição e criação das videodanças. A finalização da dramaturgia das videodanças ocorrerá no momento de suas edições, trabalho que será realizado conjuntamente com todo grupo tendo como ferramenta os programas adobe premiere e filmora. Devido a atual situação pandêmica em que nos encontramos, as reuniões para debater material bibliográfico, realizar as edições das videodanças e reuniões de planejamento serão feitas exclusivamente por meio dos aplicativos Zoom, Whatsapp e Google Meet. Respeitando assim os padrões de isolamento vigentes. Além das quatro videodanças o projeto também proporcionará 2 encontros virtuais abertos em que compartilharemos experiências do processo criativo com os interessados.