Arte e Permanência é um projeto de curadoria que investigou as produções artístico-culturais dentro do ambiente da Unicamp. Stella Boni e Isabel Franke desenvolveram uma pesquisa a respeito da importância da arte na permanência universitária, com o compromisso de dar força para ao movimento artístico universitário através da promoção e veiculação do presente projeto.
Por meiode fotografias, as produtoras realizaram um registro dos prédios, praças e outros locais na Unicamp a fim de contrapor paisagens que possuem intervenções artísticas com outros locais que não possuem essas intervenções. Posteriormente, e mais importante, elas se aprofundaram na questão de grupos artísticos em atividade.
Através de estudos, entrevistas e convivências, as realizadoras conheceram a fundo os grupos: Forró da Moras, Samba das Mina, Arena do RAP, Rádio Muda e o movimento dos Zines. Esses grupos estão extremamente ativos atualmente e são reconhecidos dentro e fora da Universidade por suas atividades artísticas e culturais, cada qual com sua organização e produção específicas. O Festival Arte & Permanência foi realizado em novembro para promover um encontro entre os grupos, assim como entre os grupos e os alunos, professores e funcionários da Unicamp, tendo como palco o Teatro de Arena.
Dessa experiência, nasceram um livro e um curta intitulados Arte e Permanência – grupos artísticos e a universidade, que serão disponibilizados e divulgados gratuitamente ao público em 2016.
Integrantes:
Stella Boni – proponente; produtora, realizadora e fotógrafa
Isabel Franke – proponente; produtora, realizadora e fotógrafa
Locais das apresentações:
Ciclo Básico II (PB) | Teatro de Arena (Unicamp) | Auditório Beethoven (Parque Taquaral) | Marco Zero (Unicamp)