O período de Estágio marca os primeiros passos dos estudantes universitários na construção de suas carreiras profissionais. É o momento em que o estudante faz sua inserção no mercado de trabalho onde encontrará espaço para colocar em prática os conhecimentos teóricos que adquiriu na universidade. Ao mesmo tempo é também a oportunidade de compartilhar com a sociedade novas ideias, metodologias, tecnologias, novos conhecimentos e saberes que via de regra surgem no espaço acadêmico. Além desta troca de conhecimento o Estágio permite ao estudante receber uma compensação financeira pelas atividades desenvolvidas, o que é bastante providencial pois é nesta fase da vida que muitos almejam conquistar, ou reforçar, sua independência econômica.
Na Unicamp, O Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) gerencia os estágios dos alunos dos cursos de graduação oferecidos pela universidade, contando hoje com mais de 3.500 contratos com diferentes empresas, instituições e organizações. Deste total, cerca de 70% dos contratos são de estágios extracurriculares, ou seja, são situações escolhidas pelos estudantes para ocorrer juntamente com a formação acadêmica. Ou seja, o estudante divide seu tempo entre as horas de aula na universidade e outras horas em atividades no local de trabalho. Esta relação empregatícia é regida pela legislação trabalhista brasileira através de lei federal garantindo assim segurança e compromisso a ambas partes, respeitando-se a carga horária compatível entre aula e trabalho.
Esta experiência do Estágio e sua importância para a formação e inserção no mercado de trabalho foi pauta de uma reportagem do Canal CNT Notícias. A reportagem contou com a participação de estudantes da Unicamp que estão estagiando ou que conseguiram uma oportunidade de emprego a partir dessa experiência, e com uma entrevista com Adriane Pelissoni coordenadora da área de estágios do SAE.