O Serviço de Apoio ao Estudante informa que o processo seletivo de estudantes veteranos está com inscrições abertas até o dia 9 de novembro de 2020. O processo seletivo segue os mesmos procedimentos adotados nos anos anteriores. As entrevistas, quando necessário, serão realizadas de modo virtual. Os critérios para classificação dos estudantes são os mesmos, seguindo a Deliberação CEPE A-003-2012 em vigor.
Informamos ainda que o deferimento para a Bolsa Auxílio Moradia ou vaga na Moradia Estudantil foi prorrogado até fevereiro de 2021. Assim, estudantes atualmente contemplados com a BAM ou o PME têm a vigência do seu benefício até essa data.
Nesse ano de 2020, 2.232 estudantes foram contemplados com Bolsa Auxílio Social, 1.652 com Bolsa Auxílio Moradia, 1081 com vaga no Programa de Moradia Estudantil, 1.124 com o Benefício Emergencial de Atividades Não Presenciais (BENP), 62 com a Bolsa Auxílio Estudo e Formação e 205 estudantes recebem a Bolsa Auxílio Social Incentivo Complementar. Todos os estudantes deferidos para vaga na Moradia Estudantil ou Bolsa Auxílio Moradia estão contemplados, o mesmo ocorrendo em relação ao Benefício de Isenção da Taxa de Alimentação (BITA). Bolsistas SAE seguem sendo atendidos pelo restaurante universitário da Unicamp durante o período da pandemia. Não há cortes no número de bolsas e no programa de permanência estudantil da Unicamp.
O SAE e a Pró-Reitoria de graduação têm atuado não apenas na ampliação, mas na qualificação do programa de permanência estudantil da Unicamp. Em 2020, a Unicamp investiu 36.415 milhões de reais em bolsas. Uma ampliação de 38% entre 2017 e 2020 dos recursos orçamentários destinados a bolsas de permanência.
Outrossim, ações de qualificação do programa também vem sendo implementadas. Os projetos BAS e BAEF passaram contar com a avaliação de pareceristas ad hoc, visando sua qualificação para a formação estudantil e, a partir de 2020, têm a vigência de dois anos. As horas de atividade dos bolsistas em projetos BAS foram reduzidas em 2018, passando a ser de 10 horas semanais, sem redução no valor da bolsa. O objetivo dessa mudança foi melhor adequar as atividades no projeto às demais demandas acadêmicas, valorizar a formação dos estudantes. Também nesse sentido, foi criando um congresso que possibilita a apresentação de trabalhos oriundos dos projetos BAS, BAEF e outros relacionados à permanência estudantil. Em dezembro 2020, ocorre a terceira edição do Congresso de Projetos de Apoio à Permanência de Estudantes de Graduação (PAPE-G), no qual bolsistas apresentam resultados dos projetos aos quais estão vinculados. Os cadernos de resumo com os trabalhos apresentados pelos bolsistas nos eventos anteriores estão disponíveis para consulta no site do SAE. Esse ano, o evento também comemora 10 anos do Programa Aluno-Artista. Ao longo deste ano em que o país enfrenta uma situação de pandemia, o acompanhamento dos estudantes tem sido garantido, com ações diversificadas ligadas ao serviço social, à orientação educacional, à orientação jurídica e estágios, oportunizando atendimentos virtuais individuais e coletivos aos estudantes. Foi criado o Benefício Emergencial de Atividades Não Presenciais (BENP).
Assim, a Unicamp tem mantido seu compromisso com a permanência estudantil, valorizando-a com seu amplo programa de bolsas e com ações que favorecem o acompanhamento social, psicológico e acadêmico do estudante, desde a chegada à universidade até a conclusão do curso.
Profa. Dra. Helena Altmann
Coordenadora do Serviço de Apoio ao Estudante – Unicamp
Campinas, 4 de novembro de 2020.