[Portal UNICAMP]
Garantir que estudantes de baixa renda, ou de grupos sub-representados, possam se dedicar às atividades acadêmicas e aproveitar os benefícios da vida universitária de forma plena é o objetivo dos programas de permanência estudantil. A Unicamp disponibiliza diversas modalidades de bolsas, auxílios e programas de apoio para estudantes de graduação e pós-graduação.

“Os programas de permanência visam minimizar as desigualdades e proporcionar igualdade de oportunidades, permitindo que todos os estudantes, independente de sua situação econômica, tenham acesso à educação de qualidade”, explica Mariana Nery, coordenadora do Serviço de Apoio ao Estudante (SAE), órgão criado na Universidade em 1976. Segundo a professora, os programas também são responsáveis por reduzir a evasão universitária, melhorar o desempenho acadêmico dos estudantes e ampliar a diversidade no ambiente acadêmico.

“A presença de uma grande variedade de perspectivas e experiências que esses programas possibilitam enriquece o ambiente educacional, estimulando debates, ampliando a compreensão de diferentes realidades sociais, incentivando a inovação e a criatividade”, afirmou. Neste ano, a universidade investirá R$ 144,5 milhões em ações de permanência estudantil, valor 29% maior do que o gasto em 2023. O orçamento também prevê um aumento de 9,16% nos valores das bolsas sociais.

Leia matéria completa no Portal Unicamp: Bolsas e auxílios garantem permanência de estudantes