No dia 27 de agosto quatro projetos da 12ª edição do Programa Aluno-Artista marcaram presença na UPA 2022 com apresentações em diferentes espaços.

O Teatro de arena recebeu as apresentações dos projetos Através do espelho… o que?  e Banda São Junqueiro.  O projeto Disforia Punk apresentou seu show na Área da Saúde.  E o projeto Interferências se apresentou no palco do Auditório do Instituto de Artes.

O projeto Através do espelho… o que? é uma tentativa de olhar além do que vemos, procurando mais uma vez os detalhes de tudo que nossas mãos parecem alcançar. Investigando um universo misterioso e surpreendente, onde o controle e a razão são incógnitas – a lógica se inverte, multiplica e ilusiona. O que nos aguarda? O que encontraremos? Como e com O Quê faremos? As formas, texturas, sonoridades, paisagens e sensações nos possibilitam tecer realidade(s ?) que ultrapassa os limites entre o real e a criação, o sentido e o movimento, emaranhando corpos, desembaraçando a razão.

Banda São Junqueiro foi formado em 2019 na Unicamp. Inicialmente idealizada como sexteto por Vitor Junqueira, a formação cresceu em número e hoje conta com: bateria, baixo, piano, guitarra e acordeon; 2 trombones tenor, 3 trompetes; 1 sax barítono, 2 sax alto, 1 sax tenor, 2 clarinetes e 3 flautas. O grupo pesquisa, repensa, (re)arranja e executa músicas dos mais variados gêneros da música brasileira em uma formação instrumental, com pessoas de vivências musicais distintas no Instituto de Artes, buscando se adaptar a contextos diferentes.

Disforia Punk consiste na realização de consertos-shows-didáticos sobre o movimento Punk Rock pela banda Disforia Queercore na formação de power trio – Baixo, Bateria, Guitarra. Através de quatro espetáculos, o trio de artistas trans traçará uma narrativa específica sobre o Punk, trazendo repertório de afro-punk, riot grrrl, queercore e músicas autorais. Com isso, os artistas levarão aos shows discussões voltadas a raça, gênero e sexualidade, muitas vezes ignoradas na historiografia tradicional sobre o movimento que o define como masculino, heterossexual, jovem e branco.

O grupo Interferências parte das vivências pessoais de cada integrante do grupo em relação à tecnologia, e o aumento brusco desse contato nos últimos 2 anos, o projeto visa investigar os paradoxos entre o corpo e as tecnologias da comunicação e externalizar as dualidades intrínsecas à sociedade tecnológica. Essa pesquisa acontecerá através das linguagens artísticas da dança, da música e da midialogia, tendo como resultado final a apresentação de um espetáculo que reunirá essas três artes em uma criação com interatividade do público. O espetáculo conta com a utilização dos recursos tecnológicos em cena e como temática, sendo abordados assuntos como: modernidade líquida, o impacto da tecnologia nos nossos corpos, paradoxos, entre outros.

Foi uma oportunidade importante para que os estudantes deste projetos pudessem mostrar sua Arte a um público muito especial que visita a universidade no dia do evento Unicamp de Portas Abertas como intuito de conhecer a universidade e seus diversos cursos e áreas de atuação.

Agradecemos à organização da UPA 2022 pois nos ceder este espaço e dar todo apoio necessário às apresentações.