O Serviço de Apoio ao Estudante (SAE), órgão ligado à Pró-Reitoria de Graduação (PRG) da Unicamp, anunciou, na tarde da sexta-feira (17), os 15 projetos contemplados na oitava edição do Programa Aluno-Artista. Durante a cerimônia, realizada na Sala do Conselho Universitário (Consu), foram apresentados às autoridades e ao público presente, os novos alunos-artistas que foram contemplados em 2018 nas seis modalidades do Programa: Artes Cênicas, Artes Corporais, Artes Visuais e Multimeios, Música, Artes Integradas e Literatura. A Assessoria Cultural do SAE organizou uma mostra, em forma de vídeo, dos 15 projetos da 7ª Edição, finalizados em dezembro de 2017. Também trouxe apresentações de três Projetos da 8ª Edição: Grupo de Dança “Morganas”, Musical “Dois na Praça”, finalizando com o projeto musical feminino “Elas Elis”, que fechou o evento com chave de ouro, cantando “O Bêbado e a Equilibrista”. Como os presentes pediram BIS Elas Elis deram uma canja com “Travessia”, sendo ovacionadas.
A solenidade contou com a presença do Reitor da Unicamp, Prof. Dr. Marcelo Knobel; Pró-Reitora Profª Drª Eliana Martorano Amaral (Graduação); Profª Drª Teresa Atvars (Coordenadora da Universidade), Profª Drª Helena Altmann (Coordenadora do SAE) e Profª Drª Maria Claudia Alves Guimarães (Assessora Cultural do SAE). Também estiveram presentes alunos, funcionários e docentes da Universidade, além de convidados, entre eles o Gerente do SESC, Sr. Hideki Milton Yoshimoto, acompanhado da Sra. Flávia Marques, Coordenadora de Programação.
O Reitor Marcelo Knobel destacou a importância do Programa Aluno-Artista, lembrou que foi um dos criadores do Programa e que tem um carinho especial pelo Aluno-Artista. “Colocar a arte nos campi da universidade deve ser uma cultura, e o Aluno-Artista cumpre este papel” disse o Reitor. Ele lembrou a importância da universidade ter uma área forte de arte e cultura e disse que pretende reformar o prédio do Pavilhão de Artes. “É precisar ampliar e enriquecer a cultura nos vários espaços da Universidade”, afirmou.
A Assessora Cultural do SAE assinalou que fez alguns ajustes na atual edição do Programa. Também enfatizou a importância do trabalho de doze professores pareceristas que fizeram as análises dos 66 projetos inscritos no edital. “Nós precisamos valorizar a contribuição destes docentes que dedicaram um tempo na análise dos projetos para fins de seleção dos 15 projetos da 8ª Edição”, destacou. “Como professora do Departamento de Artes Corporais acredito na arte como campo de conhecimento e sinto orgulho de estar à frente do único programa universitário do país voltado às artes, nas suas diversas linguagens, que apoia os estudantes com bolsa e recursos para realização dos projetos”, reconheceu.
A Coordenadora do SAE, Helena Altmann, destacou em seu pronunciamento as atividades da assistência estudantil desenvolvida pelo SAE, parabenizou os novos alunos-artistas e anunciou a realização do I Congresso de Projetos de Apoio à Permanência Estudantil, que deve acontecer no dia 22 de outubro na Unicamp e cujo prazo de inscrições foi prorrogado para 31 de agosto.
A Pró-reitora de Graduação, Eliana Amaral, disse que apoia o Programa Aluno-Artista e que a PRG está aberta a novas ideias para a cultura no Campus para os alunos de Graduação. “Este ano nós aumentamos o número de bolsas de 30 para 40, justamente para contemplar mais alunos-artistas”, citou, entre outras intenções de apoio de cunho cultural.
A coordenadora da Universidade, Tereza Atvars, disse que a cultura é uma das faces da formação do graduando. “Experiências como estas vão acompanhar vocês para o resto da vida e ajudarão a torná-los profissionais diferenciados. A Universidade é um ambiente plural, onde são desenvolvidas múltiplas atividades. O curso de graduação escolhido por vocês é somente uma delas”, avaliou.
Projeto Interdisciplinar é contemplado na 8ª Edição
Um dos 15 trabalhos da oitava edição do Aluno-Artista sob o título “Maria dos Retalhos” propõe a criação de um documentário, na forma de um curta-metragem sobre a Oficina de Costura Maria Retalho, que atua com mães, avós, tias de adolescentes com medidas socioeducativas no Município de Campinas. Ana Carolina Kazue Inada, aluna do 5º ano do Curso de Ciências Sociais é a proponente principal do Projeto. O grupo interdisciplinar tem seis alunos no total: das Sociais, das Artes Visuais, da Midialogia e do Profis. “Nós nos conhecemos na trajetória da universidade e notamos que tínhamos a mesma sintonia, que no fundo, é trabalhar com o social, integrado à arte. Vamos colher depoimentos de mães que estão na ONG e mostrar a realidade dessas mães, as oficinas, a sobrevivência com as costuras de retalhos. Ao mesmo tempo em que ensinam seus filhos e outros jovens (alguns desses filhos hoje são adultos), a se ressocializarem à sociedade”, explica. “Consideramos que o documentário ajudará a refletir a situação de jovens da periferia, muitas vezes discriminados pelo simples fato de se vestirem de forma diferente”, analisou Ana Kazue.
Clique nas imagens para ampiá-las. Fotos: Magdaelei Costa Amorim, Everaldo Luis da Silva, Ingridh Ariel Penteado (bolsista BAS)