Calourada 2019: Mira, Tumbuluku e Curtas

As apresentações culturais da Calourada 2019 promovidas pelo SAE prosseguiram na segunda-feira (25) com apresentações de Dança, Música e Produção Audiovisual.  Os eventos aconteceram no Ciclo Básico 2, na entrada do Restaurante Universitário (RU) e na sala de cinema da Casa do Lago.  Os trabalhos de arte produzidos pelos estudantes, com o apoio do Programa Aluno-Artista, estão na programação da Calourada 2019 organizada pela Pro Reitoria de Graduação para receber os estudantes ingressantes com uma grande mostra de diversas áreas da universidade tendo como fio condutor os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS).

O primeiro grupo a se apresentar foi o Projeto Mira, composto por 15 dançarinos e que desenvolveu durante a 8ª Edição do Programa Aluno-Artista a coreografia Mira que surge a partir de pesquisas corporais aplicadas ao conceito da Física de que “dois corpos não podem ocupar o mesmo lugar no espaço ao mesmo tempo” e mescladas com fragmentos da música “Encontro”, de Luiz Tatit. a apresentação aconteceu no Saguão do Ciclo Básico 2.

Calourada 2019: Mira, Tumbuluku e Curtas

Tumbuluku foi a segunda atração do dia e fez um grande show alegrando os estudantes que estavam na fila para o almoço no Restaurante Universitário. Este projeto de Música da 8ª Edição do Progrma Aluno-Artista tem intuito de buscar, através da música autoral, uma nova estética de música instrumental fortemente aliada aos elementos musicais moçambicanos , a polirritmia, o conceito de looping e a sobreposição de camadas. O grupo apresenta um leque de composições autorais que permeiam o universo da World Music atrelado à música afro brasileira, bem como elementos estilísticos do Jazz e da música moderna.

Calourada 2019: Mira, Tumbuluku e Curtas

Encerrando o dia, a produção audiovisual “Fios da Resistência” esteve pressente na Mostra de Curtas da Calourada 2019 que tem curadoria da mestranda Eduarda Wilhelm (Multimeios, IA). A exibição de filmes desta tarde foi seguida de debate com os produtores, todos estudantes da universidade. Na plateia, calouros e veteranos de cursos diversos e em especial de ingressantes de Midialogia.   “Fios da resistência” é um documentário que trata da importância do cabelo na formação identitária e política da mulher negra e como as redes sociais (Facebook, Instagran, YouTube) são uma ferramenta de apoio e incentivo no processo de transição capilar. O filme reúne uma série de relatos pessoais de mulheres negras que ressignificam sua identidade a partir dos cabelos. Assim, para todas as participantes as redes sociais tiveram uma grande influência nesse processo.

Calourada 2019: Mira, Tumbuluku e Curtas

Além de Fios da Resistência foram exibidos os curtas Cabeças Falantes , Insólitos, Pulo, Uma bolha no pé esquerdo de Nina e Aqui não há luz.  A Mostra de Curtas tem continuidade amanhã com exibições e ebate. Confira a programação

As apresentações culturais promovidas pelo SAE prosseguem amanhã (26) no Centro de Convenções e na Casa do Lago.

Venha prestigiar os projetos do Programa Aluno-Artista !