Professor do Departamento de Sociologia (DS) do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Bolsista Produtividade em Pesquisa 2 do CNPq. Membro do Centro de Estudos Marxistas (Cemarx/IFCH) e do Centro de Sociologia Contemporânea (CSC-IFCH). Foi chefe do DS (2017-2021), Conselheiro da bancada MS3 do Conselho Universitário da Unicamp (2017-2021) e Secretário-Regional (São Paulo, área II) da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) (2021-2023). Atualmente, ocupa o cargo de Diretor Executivo de Apoio e Permanência Estudantil (DEAPE) da Unicamp e é membro do Conselho Editorial da Editora da Unicamp. Atuou, como Professor Colaborador, na Universidade Estadual de Londrina e na Unesp/Marília. Sua pesquisa e produção são relacionadas aos seguintes temas: Classes médias; Desigualdades; Meritocracia; Neoliberalismo; Sociologia do Trabalho e Teoria Sociológica.
Gestores anteriores
Professora Associada do Departamento de Genética, Evolução, Microbiologia e Imunologia do Instituto de Biologia da UNICAMP. Possui bacharelado e licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos (2005), mestrado em Biologia Animal pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2008), e doutorado em Ecologia e Evolução pela Universidad Austral de Chile (2012). Foi bolsista Jovem Talento de pós doutorado pelo Programa Ciência sem Fronteiras na USP (campus Ribeirão Preto). Tem experiência na área de Ecologia, mas atualmente seu trabalho se centra em evolução molecular de mamíferos, evolução de famílias gênicas, Genômica e Genômica Comparada, principalmente focando em mamíferos aquáticos.
É professora associada (livre docente) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2005). Na Unicamp, é professora na Faculdade de Educação Física e no Programa de Pós-graduação em Educação. Foi coordenadora do Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) (2017-2021) e coordenadora do GTT Gênero do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (2015-2017). Tem experiência na área de educação, educação física e esporte, com ênfase em gênero e sexualidade. Integra o Grupo de Pesquisa Corpo e Educação, vinculado à Faculdade de Educação Física, e o Grupo de Pesquisa Focus, da Faculdade de Educação, além de ser tutora do Programa de Educação Tutorial (PET) – Educação Física.
Graduou-se em Engenharia Mecânica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1975); possui mestrado e doutorado em Engenharia Mecânica na área de Energia ou Térmica e Fluidos pela Faculdade de Engenharia de Campinas (antiga FEC), da Unicamp. Foi docente da antiga FEC e da atual FEM desde dezembro de 1975 até aposentar-se em maio de 2019. No âmbito da graduação, lecionou quase sempre disciplinas de caráter fundamental na área de Fenômenos de Transporte, isto é, Transferência de Calor, Mecânica dos Fluidos, e Termodinâmica; ministrou algumas vezes disciplinas de caráter aplicado a Refrigeração e Máquinas de Fluxo; e por quatro vezes a disciplina História da Mecânica, cobrindo os aspectos da ciência e da técnica. Na pós graduação, ministrou principalmente a disciplina de Diferenças Finitas para Fenômenos de Transporte, por algumas vezes disciplina sobre Simulação de Sistemas Termo-Fluido-Mecânicos, e por uma vez em Turbulência. De maio de 2013 a maio de 2017 foi Coordenador do Serviço de Apoio ao Estudante, da Unicamp, envolvendo apoio sócio-econômico, educacional e jurídico, administração de bolsas e estágios, promoção de atividades culturais. Sua primeira linha de pesquisa foi Simulação de Sistemas Termo-Fluido-Mecânicos, iniciada na dissertação de mestrado (1980), e que teve continuidade ao longo de toda atuação profissional. De seu doutorado surgiram as linhas de pesquisa em Análise Numérica de Fenômenos de Transporte e, recentemente, de Modelamento de Escoamentos Turbulentos. De preocupações de caráter humanístico, adveio a linha de Estudo Interdisciplinar em Modos de Produção no Brasil. Estas quatro linhas são apresentadas a seguir: 1- Simulação de Sistemas Termo-Fluido-Mecânicos. Destacam-se nesta área, particularmente, a simulação computacional de sistemas de refrigeração e de bombeamento de calor por compressão de vapor e por absorção. A simulação de sistemas construtivamente complexos reflete-se em sistemas de grande número de equações algébricas não lineares, para o que o pesquisador desenvolveu técnica eficiente de implementação do método de Newton-Raphson com minimização do número de variáveis efetivas. 2 – Análise Numérica de Fenômenos de Transporte. Pesquisa de caráter fundamental acerca dos métodos de Volumes Finitos e Diferenças Finitas, estudando esquemas discretizantes com aplicações em mecânica dos fluidos, transferência de calor e massa. Como contribuição mais relevante destaca-se a construção e o teste extensivo do esquema UNIFAES para discretização dos termos advectivos e difusivos da equação de transporte, incluindo as equações de Navier-Stokes. Este esquema vem demonstrando, nos mais variados testes, excelente acuidade e alta estabilidade. 3 – Estudo Interdisciplinar em Modos de Produção no Brasil. O conceito de modo de produção em ciências sociais permite uma compreensão unificada do desenvolvimento técnico e econômico ao desenvolvimento social e político de uma sociedade. O tema dos modos de produção ao longo da história do Brasil já foi objeto de importante polêmica, que foi recuperada em grande parte e retomada no livro “Modos de ver a produção do Brasil”, deste pesquisador, editado pela Editora Autores Associados e pela Editora da PUC-SP, com apoio financeiro da FAPESP (2004). O conceito de modos de produção também foi empregado para estruturar a disciplina História da Mecânica, que ministrei por algumas vezes. 4 – Modelamento de Escoamentos Turbulentos. A grande maioria dos escoamentos fluidos de interesse geofísico ou de engenharia são caracterizados pela turbulência, que precisa ser modelada. Superando limitações dos métodos existentes, este pesquisador apresentou duas proposições: o método da equação estatística dinâmica (2016), já testado com sucesso no modelamento do transporte turbulento da energia cinética turbulenta em escoamento cisalhante, e o modelo energia cinética – helicidade turbulentas (2018), que espera calibração e teste.
Assumiu a coordenação do SAE em maio de 2010. Possui graduação pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP, 1992), mestrado pela Universitat Politécnica de Catalunya (ETSAM-UPC, 1995, Espanha) e doutorado pela FAU-USP (2000). Foi livre docente da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Unicamp entre 2010 e 2013, onde foi coordenador do Curso de Arquitetura e Urbanismo. Criador e editor da revista especializada e arbitrada PARC-Unicamp (Pesquisa em Arquitetura e Construção). Idealizador e responsável pelo LEAC (Laboratório de Estudos em Arquitetura Contemporânea) e pelo EMOD (Escritório Modelo Experimental da Unicamp). Publicou diversos artigos em congressos e periódicos nacionais e internacionais. Tem experiência na área de Teoria e Metodologia do Projeto, atuando principalmente nos seguintes temas: Megacidades; Habitação de interesse social; Espaço e sociedade contemporânea; Teoria e metodologia do projeto e Desenvolvimento urbano. Atualmente é professor titular do Departamento de História da Arquitetura e Estética do Projeto da FAU-USP.
Foi coordenadora do SAE entre março de 2006 e maio de 2010. Possui graduação pela Faculdade de Engenharia Química da Unicamp (1979), mestrado em Engenharia Química pela Unicamp (1984), doutorado em Engenharia Elétrica pela Unicamp (1992) e pós-doutorado pela Carnegie Mellon University (2000). Atualmente é professora assistente da Unicamp e desenvolve estudos com ênfase em Processos Industriais de Engenharia Quimica. Atua principalmente nos seguintes temas: Busca Orientada por Restrições, Branch And Bound, Recursos Compartilhados.
Coordenou o SAE entre maio de 2002 e março de 2006. Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Maringá (1984), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986), doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (1994), e pós-doutorado em Engenharia Química pela Purdue University-EUA (2000). Livre-docente (1998), é professor titular da Faculdade de Engenharia Química da Unicamp (FEQ) desde 2013. Tem experiência em campos de Engenharia Química, com ênfase em Transferência de Massa e Sistemas Particulados. Atua nas seguintes áreas: ensino; adsorção, secagem, tratamento de efluentes por ozonização; leitos fixos de jorro, fluidizado, circulante; fluidodinâmica em riser e downer para aplicações em processos catalíticos.
Foi coordenador do SAE entre julho de 2001 e maio de 2002. É graduado em Educação Física pela PUC-Campinas (1982), Mestre em Educação Física pela UNIMEP (1992) e Doutor em Educação Física pela Unicamp (1995). Atualmente é professor assistente da Unicamp e coordenador da Comissão Científica da Academia Paraolímpica Brasileira (CPB), com ênfase em Educação Física Adaptada, atuando principalmente nos seguintes temas: Deficiência Visual, Orientação e Mobilidade, Educação Física Escolar e Lutas.
Foi coordenador do SAE entre maio de 1998 e junho de 2001. É professor associado no Departamento de Matemática Aplicada do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Cientifica (IMECC) da Unicamp. Possui bacharelado, mestrado e doutorado em Matemática pela Unicamp (1970, 1974, 1988). Atualmente é associado da Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional, e membro do ConseIho Cientifico da Sociedade Brasileira de Educação Matemática e da Sociedade Latino-Americana de Biomatemática. Atua principalmente nos seguintes temas: Modelagem Matemática, Ecologia Matemática, Impacto Ambiental e Educação Matemática.
Foi coordenadora do SAE no período de 1990-1998. É professora do Departamento de Química da Unicamp. Possui bacharelado em Físico-Química pela Universidad Nacional de Cordoba (1976), mestrado em Química (Físico-Química) pela USP (1980) e doutorado em Química pela Unicamp (1983). Atualmente é Professora Titular MS-6 da Unicamp. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Físico-Química.
Foi coordenador do SAE entre junho de 1986 a 03 de maio de 1990. Na época, era docente da Faculdade de Engenharia Elétrica (1981-1990), do Departamento de Eletrônica e Microeletrônica (MS-1-RDIDP). Atualmente é Pesquisador Tecnologista em Informações e Avaliações Educacionais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP, atudando na Diretoria de Avaliação da Educação Básica. Doutor em Política Social (2009-2013) e Mestre em Educação (2005-2006) pela Universidade de Brasília, Especialista em Gestão Pública pela Escola Nacional de Administração Pública (2004-2005) e graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (1976-1980). Experiência na área de Educação, com ênfase em Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais, trabalhando principalmente com os seguintes temas: políticas públicas, avaliação educacional, avaliação de sistemas, avaliação em larga escala e desenvolvimento de instrumentos de medida para avaliações educacionais em larga escala (testes cognitivos e questionários contextuais).
Iniciou sua carreira na Unicamp como escriturária junto ao Instituto de Biologia, em 10 de janeiro de 1966. Tornou-se responsável pelo setor de Serviço Social e responsável pelo Programa de Bolsas Trabalho do SAE, em 1976. Foi nomeada coordenadora substituta do SAE em 30 de agosto de 1982, quando o Prof. Dr. Carlos França assumiu a carreira docente na Faculdade de Educação da Unicamp. Permaneceu nessa condição até junho de 1986, quando se aposentou.
Foi orientador educacional do antigo SAE, época em que era funcionário da Unicamp, e exerceu o cargo de coordenador substituto da Prof. Ophelina Rabello. Possui graduação em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1970), mestrado e doutorado em Educação pela Unicamp (1982, 1989). Atualmente é professor da Faculdade de Educação da Unicamp, integrando o Departamento de Psicologia Educaciona. Atua principalmente nos seguintes temas: educação, discurso dos formandos e pedagogia.
Iniciou sua carreira na Universidade, na Faculdade de Educação. Foi a primeira coordenadora do antigo SAE, nomeada em 01 de abril de 1976, e desenvolveu suas atividades até 14 de junho de 1980, quando se aposentou.