Equipe Participante:
Beatriz Nauali do Nascimento Alves, 213586, Artes Cênicas, Direção.
Bruna Natasha Frari, 213886, Artes Cênicas, Interprete-Performer.
Dani Ramos Clude, 169495, Artes Cênicas, Produção Executiva.
Everson George dos Santos Rodrigues, 215537, Artes Cênicas, Proponente e Produção Administrativa.
Maurício Oliveira Correa Silva, 222433, Artes Cênicas, Interprete-Performer.
Pedro Alvares Ribeiro, 223198, Artes Cênicas, Interprete-Performer.
Sinopse:
O presente projeto visa a criação e transmissão online de 1 palestra-performance gravada denominada “CONSTELAÇÃO”, com duração aproximada de 40 (quarenta) minutos, acerca da Poesia Concreta de Augusto de Campos no Brasil, com recurso de acessibilidade em libras, bem como a realização de 1 performance, 2 (duas) rodas de conversa e 2 (duas) oficinas, como eventos temáticos relativos ao processo de criação do espetáculo. A proposta tem como finalidade além da exploração no campo das novas linguagens híbridas e da cena contemporânea, a homenagem ao nonagenário de um precursor de um movimento de vanguarda brasileiro e a circulação de ações culturais para membros das sociedade civil, tais como, alunes secundaristas/vestibulandos, e demais interessados em arte e literatura.
O processo criativo será norteado pela utilização da antologia poética “Viva Vaia, Poesia 1949-1979” do poeta Augusto de Campos como dramaturgia performativa disparadora e multiestimuladora de ações cênicas. A pesquisa para construção deste espetáculo busca compreender a transformação dos signos poéticos da poesia concreta em signos performativos, a partir de exercícios de improvisação utilizando o sistema de Rudolf Laban, e jogos de composição visual para a cena influenciados pelo Balé Triádico de Oskar Schlemmer.
A produção e execução deste projeto ficará a cargo do coletivo teatral Pra Quê? Grupo de Teatro, iniciado no ano de 2019 por alunes do curso de Artes Cênicas do IA-Unicamp, contando com a parceria da Luzamba Iluminação e Sonoridade, coletivo periférico e interiorano de artistas e técnicos da cena.
Instagram: Pra Quê ? Grupo de Teatro