Modalidade de Expressão Artística: Artes Cênicas
Proponente: Larissa Garcia Alves (RA: 200842) Curso: 26
Co-autor: Gabriel Gonçalves Cocovile (RA: 197342) Curso: 26
Assistente: Não há
Equipe Participante: Felipe de Souza – 196720 – Artes Cênicas – ator; Gabriel Gonçalves Cocovile – 197342 – Artes Cênicas – ator; Giovanna Ueda Morales – 198071 – Artes Cênicas – atriz; Larissa Garcia Alves – 200842 – Artes Cênicas – atriz;
Sinopse:
Em um universo virtual paralelo, no qual as leis da física e as propriedades químicas não obedecem à lógica que conhecemos, quatro indivíduos se encontram isolados em uma tela. Quatro retângulos pequenos contidos em um maior, onde protocolos, pautas e todos os trâmites burocráticos definem a realidade dessas criaturas que, distantes, precisam discutir, conversar, elaborar, discorrer… Advertência: as definições de vírus foram atualizadas. Por indício de perigo iminente e ameaça constante, é necessário triplicar a atenção. Um, dois, três, quatro. Tá faltando um… Goiaba, cadeiras, protocolos, botões, conexões. E um baile. É necessário seguir as regras. Naquilo que não se vê, não se pode confiar.
Introdução:
A Companhia Adequada de Teatro, através do Programa Aluno Artista, busca a continuidade e expansão de sua pesquisa nas artes cênicas, iniciada em agosto de 2018, na disciplina AC440 – Linguagens da Ação Cênica, ministrada pelo Prof. Matteo Bonfitto, e ressignificada pelo período de isolamento social. Partindo do primeiro espetáculo da Companhia, “R.P.S.O.T.D.R. ou Reunião Passageira Sobre Os Talos Da Ribeira”, este projeto é uma investigação sobre possibilidades de encontro com o público, mesmo nas circunstâncias atuais, em que a virtualidade se apresenta como o meio mais importante e necessário para estabelecer essa conexão. O sentimento de estar em contato com o outro sem poder tocá-lo reverbera intensamente na maneira como as pessoas passam a se relacionar e, dessa forma, se transpõe inclusive para nossa arte.
Partindo desses desafios, o projeto é estruturado em três frentes: produção e veiculação de fragmentos audiovisuais desenvolvidos a partir da pesquisa da Companhia sobre os desdobramentos do Teatro do Absurdo (quinzenalmente); promoção de ações formativas online em sistema de debates compostos pela Companhia e artistas convidados, com temas que dialogam com a relação arte/pandemia (mensalmente); e elaboração e lançamento do experimento virtual do espetáculo e de um documentário sobre esse processo de criação (no último mês de execução do projeto). Busca-se, por meio dessas ações, proporcionar à comunidade momentos de reflexão e confraternização, transpondo esses encontros, antes presenciais, para o meio virtual, garantindo o distanciamento que o momento sanitário exige.