O que é a DEAPE, antigo SAE?

Trilha logo

A Diretoria Executiva de Apoio e Permanência Estudantil (DEAPE), antigo Serviço de Apoio ao Estudante (SAE), é o principal órgão de apoio a permanência estudantil na Unicamp. Seus programas visam garantir que, ao ingressar na Universidade, os(as) estudantes possam se desenvolver plenamente a partir da associação de um ensino de qualidade a uma efetiva política de permanência estudantil, que incorpora auxílios referentes à moradia, alimentação e transporte, além de apoio na área educacional, social, cultural, psicológica e psiquiátrica, além de outras atividades na área de carreiras.

Em 2023, por meio da Deliberação CONSU nº20/2023, foi criada a Diretoria Executiva ligada ao Gabinete do Reitor passando a receber a denominação de Diretoria Executiva de Apoio e Permanência Estudantil (DEAPE).

Os programas da DEAPE são direcionados à permanência, atendendo estudantes que apresentem dificuldades financeiras, de adaptações sociais e acadêmicas. A DEAPE desenvolve ações para auxiliar estudantes nos diferentes momentos da vida universitária.

A Unicamp disponibiliza por meio da DEAPE diversas modalidades de bolsas, auxílios e programas de apoio para estudantes dos colégios técnicos, graduação e pós-graduação.

A DEAPE é composta pelas seguintes áreas:

• Diretoria
  • Coordenadoria de Serviço Social
  • Coordenadoria de Gestão Financeira de Pessoas e Infraestrutura
  • Coordenadoria de Promoção à Saúde Mental
  • Coordenadoria de Carreiras, Egressos e Vida Estudantil
  • Programa de Moradia Estudantil

Missão

Promover a permanência estudantil, contribuindo para uma experiência acadêmica inclusiva pautada nas responsabilidades ética e social.

Visão

Ser referência nacional em apoio estudantil, comprometida com a formação integral dos estudantes nas dimensões acadêmica, pessoal e social.

Valores Institucionais

• Ética