Conteúdo principal Menu principal Rodapé
10ª Edição

Forró Cremoso convida Mestres

Forró Cremoso convida Mestres

Para tempos de incerteza

Modalidade de Expressão Artística: Música

Proponente: Tiago Liu Rabioglio Cotrim (RA: 140956) Curso: 22
Co-autor: Flora Maria Rabioglio Cotrim (RA: 197095) Curso: 19
Assistente: Victor Ferreira Lopes (RA: 177943) Curso: 22

Equipe Participante: Tiago Liu, 140956, Licenciatura em Música, proponente, produtor executivo, diretor artístico e musical, músico e técnico audiovisual. Flora Cotrim, 197095, Licenciatura em História, coautora, musicista e preparadora vocal. Victor Lopes, 177943, Bacharelado em Composição – Música, assistente, técnico de som e audiovisual. Clara Rodriguez, 116494, Licenciatura em Música, musicista, assistente de produção, diretora artística e musical. Lucca Rolim, 202178, Bacharelado em Artes Visuais, design, artista visual, gráfico e responsável pela divulgação. Mestres Convidados: Edmilson do Pífano, entrevistado, pifeiro. Dinda Salú, entrevistado, rabequeiro. Edu Guimarães, entrevistado, sanfoneiro.

Sinopse:

O Forró Cremoso surge no início de 2018, da parceria entre Clara, Tiago e Fernanda Flores, estudantes do Instituto de Artes da Unicamp, e integrantes do Bloco Matuá, que desde 2011 realiza seu cortejo anual no Carnaval de Rua de Barão Geraldo. Pelo fato de os três integrarem o Bloco, já havia então grande intimidade musical e de amizade entre o trio, que se construiu nas bases do fazer musical em grupo e do brincar na cultura popular brasileira.
O mês de junho trouxe diversos convites para eventos realizados em comemoração às festividades juninas, e o trio direciona seu foco em pesquisar e estruturar um amplo repertório de forró. Nessa pesquisa, passam por diversas linguagens do forró, como as bandas de pífano, forrós de rabeca, forreggae, que vão se incrementando à estética musical do grupo.
Em janeiro de 2019 o trio assume a residência de um evento semanal, em um importante estabelecimento na movimentação cultural em Barão Geraldo, e passa a se apresentar todas as sextas feiras no local. Para atender ao interesse de seu fiel público, que a cada semana foi crescendo, o grupo passou a levar convidades para fazerem participações especiais em suas apresentações, além de cultivar um espaço pra participações repentinas durante os shows.
No ano de 2019, o grupo divide palco e acompanha importantes nomes do cenário da MPB, como Oswaldinho do Acordeon (SP), Edmilson do Pífano (PE), Dinda Salú (PE), Aurinda do Prato (BA), Pedro Paes (RJ).

Introdução:

Forró Cremoso convida Mestres é composto por 4 atividades, cada uma especificada abaixo:
O projeto inclui 3 propostas de atividade com transmissão ao vivo pelas plataformas Instagram, Facebook e Youtube, através das páginas do Forró Cremoso:
1. Realização de quatro lives temáticas, com pesquisa aprofundada de repertório e história, dentro dos temas “Gil e Dominguinhos: juntos e separados”; “Luiz Gonzaga: do menino de Exu ao Rei do Baião”; “Marinês: a Rainha do Xaxado”; “Jackson do Pandeiro e Jacinto Silva e seu forró sincopado”.

2. Realização de três entrevistas com importantes figuras do cenário atual do forró, e de relevância histórica dentro de sua tradição e ancestralidade: Edmilson do Pífano, Dinda Salú e Edu Guimarães (currículos em pdf anexo). Esses três músicos também já foram acompanhados pelo Forró Cremoso em diferentes ocasiões, tendo estabelecido uma relação de mentoria e amizade com o grupo e seus participantes.


3. Realização de um Sarau, no qual nosso público e músicos convidados poderão solicitar participação, dividindo a imagem da tela da transmissão com nossa equipe, e se manifestar artisticamente para todo o público que estiverem acompanhando o sara, ao vivo pela internet.

A quarta atividade componente do projeto é a montagem de um teaser a partir do material de áudio e vídeo captado com qualidade profissional durante cada uma das lives temáticas transmitidas e documentadas ao longo do projeto.

Forró Cremoso convida Mestres
Ir para o topo